Escola Politécnica realiza Semana do Acolhimento aos Calouros 2023.1

Publicado em: 31/03/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Nesta segunda-feira (3), às 9h, a Escola Politécnica da UFRJ dá início a Semana de Acolhimento aos Calouros de 2023.1. Durante três dias serão realizadas atividades de integração com os recém-chegados e uma programação variada está prevista para dar um panorama do funcionamento da Escola Politécnica e da UFRJ, apresentando um pouco das peculiaridades acadêmicas dos cursos de Engenharia.

O evento será aberto pela diretora da Politécnica-UFRJ, Cláudia Morgado, no Auditório Horta Barbosa, que fica no bloco A do Centro de Tecnologia. Ela fará uma palestra de boas-vindas e apresentará os diretores adjuntos. Na sequência, às 11h, será o momento dos calouros conhecerem a Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão (DAEX). À tarde, haverá reuniões dos calouros com os coordenadores e organizações estudantis de seus cursos.

Na terça-feira (4) pela manhã, a programação segue com apresentações da Diretoria Adjunta de Carreira e Empreendedorismo (DACE) sobre planejamento e mentoria de carreira, o momento de procurar estágio e a feira de oportunidades organizada pela Politécnica-UFRJ. Em seguida, acontecem apresentações da Fluxo Consultoria, empresa júnior da Politécnica, de organizações estudantis, além de atividades de extensão. Também serão feitas visitas a laboratórios e, paralelamente, apresentações de organizações estudantis sobre inclusão e igualdade de gênero. À tarde, haverá apresentação das equipes de competição da Escola, coordenadas pela Diretoria Adjunta de Tecnologia e Inovação (DATI).

O funcionamento do Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA) será apresentado pela DAPE, na quarta-feira (5) pela manhã, juntamente com uma sessão de meditação, como sugestão de técnica para melhorar o foco e a concentração dos estudantes. Às 11h, terão apresentações da Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI) e do grupo Interpoli, que falarão sobre intercâmbio.

O encerramento da Semana será com atividades de integração promovidas pelo Centro Acadêmico da Engenharia (CAEng) pelo Diretório Central dos Estudantes da UFRJ. A programação completa está no site www.calouros.poli.ufrj.br. Nele, além da programação da Semana de Acolhimento e material de suporte pedagógico da Pró-Reitora de Políticas Estudantis (PR-7). Há também informações de interesse referentes ao atendimento virtual pela secretaria dos cursos, aos programas de intercâmbio, ao Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA), ao Escritório de Carreira, além do Manual do Estudante.

A página da Semana de Acolhimento dos Calouros também pode ser acessada a partir do site da Escola – www.poli.ufrj.br.