Escola Politécnica forma 126 engenheiros

Publicado em: 02/10/2024 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Entre os dias 25 de setembro e 1 de outubro foram realizadas quatro sessões de colação de grau pela Escola Politécnica da UFRJ, totalizando a formatura de 126 novos engenheiros. Não faltou alegria e emoção às cerimônias presididas pela diretora Cláudia Morgado e pelo vice-diretor Edilberto Strauss, com a participação de diretores adjuntos, além do presidente do Transpetro, Sérgio Bacci – que foi escolhido patrono de algumas turmas.

Sérgio Bacci, presidente do Transpetro, durante cerimônia de formatura – Foto: Formando Sonhos

“Participei com muito orgulho das cerimônias de colação de grau dos alunos de Engenharia na UFRJ. Foram noites especiais de celebração de vitória para as engenheiras e engenheiros e de muita honra para mim. É também um ótimo momento para destacar a importância da educação pública no Ensino Superior. Não podemos abrir mão disso no Brasil”, destacou o presidente da Transpetro.

Em seus discursos, representando os formandos dos 13 cursos da Politécnica-UFRJ, os oradores assinalaram os desafios do árduo percurso rumo ao título de engenheiro, a determinação e resiliência que desenvolveram e a grande oportunidade de terem se formado na melhor faculdade de engenharia do país. Agradeceram os apoios recebidos dos familiares, professores e servidores e lembraram aos colegas da importância de atuarem como profissionais éticos, comprometidos com a ciência, com uma sociedade mais justa e solidária, e com o respeito pela diversidade – compromissos também ressaltados por diretores, paraninfos e homenageados. 

Entre os 126 formandos do período 2024.2 estavam: um engenheiro de Computação e Informação, 25 engenheiros Eletricistas, 16 engenheiros Eletrônicos e de Computação e cinco engenheiros de Controle e Automação, na cerimônia do dia 25/9; 12 engenheiros de Produção e 15 engenheiros Navais e Oceânicos, na cerimônia do dia 26/9; 23 engenheiros Mecânicos, quatro engenheiros de Materiais e três engenheiros Metalúrgicos, na cerimônia do dia 30/9; e 22 novos engenheiros Civis, na cerimônia do dia 1/10.