Equipes de competição da UFRJ expõem suas inovações em evento no Parque Tecnológico

Publicado em: 04/05/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Submarino autônomo, veículo híbrido movido à gás hidrogênio e robôs de combate. Essas foram algumas das inovações apresentadas por quatro equipes de competição da UFRJ – compostas por alunos da Escola Politécnica, durante o IP DAY UFRJ, evento que celebrou o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A exposição dos projetos aconteceu na Inovateca do Parque Tecnológico da UFRJ, no dia 27 de abril.

Projetos apresentados pelas equipes de competição da UFRJ | Foto: Getúlio Ribeiro

A UFRJ Nautilus, equipe dedicada ao segmento competitivo de veículos submarinos autônomos (AUVs – sigla em inglês), apresentou o projeto “BR Hue”, que chegou às semifinais da última edição da RoboSub, maior competição internacional de AUVs, realizada anualmente nos Estados Unidos.

Já a equipe Ícarus trouxe ao público um protótipo movido à combustão. “Em seu desenvolvimento, nós utilizamos um motor de uma moto Honda CB600F, com injeção eletrônica MegaSquirt e componentes projetados pelos próprios membros da equipe”, detalhou Breno Cipolatti, capitão da Ícarus.

As Minervas Baja e Bots apresentaram, respectivamente, um protótipo de veículo híbrido que tem como fonte principal de energia o gás hidrogênio, voltado para o segmento automotivo, e robôs de combate de diversas modalidades com até 5 kg, entre eles: combate beetleweight Bigode (até 1,36 kg); monstro do combate hobbyweight (até 5,44 kg); e Zé Pequeno e Meri, ambos de sumô mini (até 500g) – categoria esta que conquistou o último troféu pela Bots.

A programação do evento contou também com debates, minicursos, palestras e a presença dos principais agentes de Propriedade Intelectual do cenário nacional, com o intuito de difundir a relação que os jovens têm com a propriedade intelectual, a inovação e a criatividade.

“Numa era marcada pela tecnologia da informação, inteligência artificial, automação e robotização, entre tantas outras tecnologias, a Escola Politécnica procura incentivar seus alunos a participarem ativamente deste processo e buscarem oportunidades para mostrar suas ideias, ouvir palestras e interagir com empresas”, comentou o diretor adjunto de Tecnologia e Inovação (DATI) da Politécnica-UFRJ, Fernando Castro Pinto.

O evento foi organizado pela Agência UFRJ de Inovação, pelo Parque Tecnológico da UFRJ e pelo Sistema Inova UFRJ, em parceria com a WIPO – World Intellectual Property Organization, do USPTO – United States Patent and Trademark Office, e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).