A Enactus da Escola Politécnica da UFRJ, através do Projeto Santa Horta, está entre os 12 projetos selecionados para concorrer ao Prêmio Inovação Social 2025, uma iniciativa da Amanco Wavin em parceria com a Enactus Brasil, que tem como objetivo fomentar projetos de impacto social desenvolvidos por estudantes universitários. A proposta do prêmio é estimular o uso criativo e estratégico dos produtos da Amanco Wavin em ações voltadas à resolução de problemas reais enfrentados por comunidades em situação de vulnerabilidade, sempre com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Criado em 2016 em parceria com o projeto Colhendo o Futuro, o projeto Santa Horta promove a agricultura sustentável na comunidade do Santa Marta, em Botafogo (RJ), por meio de hortas comunitárias cultivadas pelos moradores locais. A iniciativa impacta os moradores, gerando trabalho e renda para diversas pessoas, além de fornecer alimentos (legumes e verduras) para a merenda das crianças das creches locais.
Segundo a presidente da Enactus UFRJ, Letícia Barata, a conquista é um marco na trajetória da equipe e contribui diretamente para o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo social dentro da universidade:
— Como presidente do time, ver que estamos avançando em mais um prêmio reforça minha confiança no caminho que estamos trilhando. Estar entre os 12 melhores do Prêmio de Inovação Social da Amanco Wavin mostra que nosso trabalho tem gerado impacto real. É gratificante acompanhar de perto a dedicação do time e ver nossos sonhos saindo do papel.
A Enactus UFRJ, que é coordenada pela professora Alice Ferruccio, atual diretora de Carreira e Empreendedorismo da Escola Politécnica, concorre na Categoria Gota, voltada para iniciativas que participam pela primeira vez do edital. Esse reconhecimento valida o comprometimento da equipe com a inovação, a sustentabilidade e o impacto social, além de abrir oportunidades de crescimento, visibilidade e parcerias, além de demonstrar a maturidade da Enactus UFRJ na condução de projetos alinhados às diretrizes da Trilha Empreendedora e fortalece sua posição dentro da rede nacional da Enactus.
A premiação contempla mentorias técnicas, apoio financeiro e reconhecimento nacional, buscando ampliar a efetividade das soluções propostas pelos times Enactus. A Enactus UFRJ tem se destacado em 2024/2025 com uma série de conquistas que refletem o compromisso da organização com impacto social, inovação e sustentabilidade. O time foi semifinalista no Prêmio Alimentação em Foco da Fundação Cargill, top 20 no prêmio O Amanhã Melhor do Instituto Credicitrus e no Prêmio Sociedade Sustentável da Sumitomo Chemical, além de estar entre os 12 melhores do Prêmio de Inovação Social da Amanco Wavin.
Presente em mais de 35 países de diferentes continentes, a Enactus é uma organização mundial sem fins lucrativos que visa estimular estudantes universitários a mudar o mundo através da sua capacidade empreendedora e de transformação. A Enactus UFRJ atualmente conta com mais de 30 membros colaboradores de diferentes graduações da universidade e já esteve presente em quatro comunidades (Caju, Vila Residencial, Santa Marta, Arará, além do Sodalício da Sacra Família) localizadas em diferentes bairros do Rio de Janeiro, além de ter atuado em uma instituição filantrópica na Tijuca.