Em palestra na Escola Politécnica, professor do Politécnico de Milão propõe novos olhares sobre cidades sustentáveis

Publicado em: 22/07/2025 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

O professor Massimo Tadi, do Politécnico de Milão, ministrou a palestra “Transformações Urbanas Sustentáveis” na Escola Politécnica da UFRJ, na qual foram abordadas as pesquisas e trabalhos realizados usando a Metodologia de Modificação Integrada aplicada a espaços urbanos e as possibilidades de intercâmbio com alunos e professores de graduação e de pós-graduação. 

Massimo Tadi ensina cursos de pós-graduação no programa de Mestrado em Engenharia de Construção e Arquitetura no Politécnico de Milão, especificamente nas áreas de Processos de Design Multidisciplinar Sustentável (SMDP) e Metodologias de Modificação Integrada (IMM) para Ambiente Construído. Ele também é diretor do IMM Design Lab, estúdio de pesquisa e design que usa o pensamento de sistemas urbanos e a modelagem digital para mover o conhecimento espacial em direção a futuros resilientes e caminháveis, que apresentou durante a palestra. 

Durante o evento, Tadi reforçou a importância da colaboração constante com os professores da Escola Politécnica da UFRJ: 

– Minha experiência na UFRJ é incrível. Eu já estive aqui há algum tempo e desde então tenho colaborado e mantido contato constante. Toda vez que estou aqui é um momento muito produtivo. Há sugestões de novas oportunidades de colaboração e implementação da nossa metodologia. Engenheiros e arquitetos devem colaborar de forma mais eficiente e estritamente não no futuro, mas agora. Devemos colocar todo nosso esforço e conhecimento em um entendimento completo para lidar com o problema que estamos lidando, em especial junto dos jovens. 

Organizador do encontro, o professor Roberto Machado Corrêa, do Departamento de Expressão Gráfica (DEG) entende que o reencontro abre novos horizontes de colaboração: 

– Antes da pandemia, já havíamos feito alguns trabalhos em conjunto. Elaboramos um projeto utilizando a Metodologia da Modificação Integrada (IMM) na comunidade da Rocinha, e isso gerou alguns artigos. Atuamos também na implementação do projeto do Porto Maravilha, fazendo estudos com essa metodologia. Agora, com a dissertação de um mestrando, procuramos o professor Massimo para apresentar essa inovação e ele ficou entusiasmado. Agora, começamos a trabalhar juntos em um novo horizonte, buscando a publicação de artigos, com os alunos do Politécnico de Milão e da Escola Politécnica da UFRJ, não só no nível de pós-graduação, mas também na graduação. 

O evento foi realizado presencialmente na sala D-106 do Centro de Tecnologia da UFRJ, no dia 11 deste mês.