A Escola Politécnica da UFRJ recebeu o BYD Day, um evento onde alunos, professores e convidados tiveram contato com os avanços da maior fabricante mundial de veículos elétricos, além da oportunidade de conversar com profissionais da área e ver de perto três modelos BYD expostos no hall do Centro de Tecnologia. A experiência, que aconteceu no dia 12 de junho, conectou inovação, tecnologia e sustentabilidade, reforçando o compromisso da Politécnica-UFRJ com o futuro da mobilidade e a formação de engenheiros preparados para os grandes desafios da transição energética.
A diretora de Carreira e Empreendedorismo da Escola Politécnica, a Alice Ferruccio, destacou a importância de promover o contato entre os alunos com os avanços tecnológicos do mercado:
– Acho que foi muito importante trazer a BYD aqui porque para os nossos alunos, tanto os que estão diretamente envolvidos com as equipes de competição dos carros, como todos os outros alunos e alunas, estar em contato com uma empresa com tanta tecnologia e inovação é estimulante. Eu diria que é motivador saber o quanto a engenharia de modo geral pode contribuir com algo maior em termos de melhoria da qualidade de vida e segurança. A Escola Politécnica está aberta para trazer mais empresas que queiram mostrar o que elas fazem para os nossos alunos.
O diretor da fábrica da Divisão 15 e também Gerente Geral da Planta da BYD em Camaçari, na Bahia, Chen Xuefeng, ressaltou a importância de atrair os talentos desde a graduação:
— Nós vamos construir um plano de recrutamento de mil recém-formados das universidades e antes temos que introduzir nossa produção, tecnologia e empresa para ajudar os estudantes a conhecer e entender a empresa, para que eles se juntem a nós e sejam treinados pelos nossos engenheiros. Nós precisamos desses talentos e devemos terminar essa localização até o fim do próximo ano, esse é o nosso propósito, criar mais juntos com os estudantes das universidades.
Segundo a estudante Beverly Mariano, do curso de Engenharia Metalúrgica, o evento foi uma ótima oportunidade de ter contato com as pautas mundiais da engenharia:
— É muito interessante ter a BYD aqui na universidade porque é uma empresa que vem crescendo no ramo automobilístico, em especial com a questão da Governança Ambiental, Social e Corporativa que vem dominando a economia mundial. Eles trabalham com essa questão trazendo os motores elétricos, deixando para trás a combustão e toda aquela queima de óleo. Nós da engenharia precisamos estar voltados para essas novas pautas mundiais e adaptações. Então, ter contato com essa empresa que está atualizada com essas pautas, conhecer um pouco do seu trabalho e associar nossa área de pesquisa com as da empresa é muito importante.
O evento promoveu uma oportunidade única para conhecer as inovações da maior fabricante de carros elétricos do mundo, participar de palestras com especialistas da empresa, tirar dúvidas sobre o processo de recrutamento para estágio e vivenciar experiências culturais da China. Para o estudante Isac de Paula, do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação, o BYD Day possibilitou o contato com as novas tecnologias do mercado:
— No momento está sendo muito debatido os cuidados com a natureza, a substituição dos carros movidos a combustíveis fósseis pela eletricidade e até mesmo o etanol, desenvolvido no Brasil, o que é muito importante para essa nova virada verde discutida. Esse evento ajuda a conscientizar os alunos e mostrar essa tecnologia embarcada, porque são anos e anos de estudo e trabalho nas áreas de engenharia que trouxeram esses carros e estão propiciando esse tipo de carro e seu barateamento.
Fundada em 1995, a BYD é uma empresa líder global em tecnologia do setor de eletrônicos, automotivo, energia renovável e transporte ferroviário, dedicada a alavancar inovações para uma vida melhor. Com mais de 30 parques industriais em 6 continentes e 30 anos de experiência, as soluções de emissão zero da BYD, focadas na geração e armazenamento de energia, são expansivas e amplamente aplicáveis. Em 2021, a BYD era a quarta maior empresa de veículos elétricos plug-in e a quarta maior empresa de BEV do mundo, com 9,1% e 7% de participação no mercado global, respectivamente, em 2021.