Bronze e classificação internacional: equipe da UFRJ avança na competição de programação

Publicado em: 26/11/2025 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Formada por estudantes da Escola Politécnica da UFRJ, a equipe Shadow, sob a coordenação da professora Márcia Cerioli, conquistou a medalha de bronze na final nacional da 30ª Maratona SBC de Programação, o maior evento de programação competitiva da América Latina, realizado em 8 de novembro, em São Paulo. O resultado garantiu a classificação da equipe para a final latino-americana do International Collegiate Programming Competition (ICPC), a Programadores de América, que será disputada em março do próximo ano, em Santiago, no Chile. O grupo alcançou o 11º lugar na classificação geral do Brasil.

A Maratona SBC de Programação acontece anualmente em locais diferentes e reúne estudantes da área de Computação para resolver problemas complexos com criatividade, estratégia e trabalho em equipe. Neste ano, o evento teve como anfitriã a FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) e é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Participaram 984 times na primeira fase da prova, realizada em 13 de setembro, dos quais dois times da UFRJ foram classificados para a fase nacional. Os dois grupos avançaram por figurarem entre os 15 melhores do país — um feito relevante, já que, tradicionalmente, apenas uma equipe por universidade alcança a etapa nacional. Para a fase latino-americana, foram selecionadas as 20 melhores equipes da região.

Cada time é composto por três estudantes, que têm a missão de resolver o maior número possível de problemas fornecidos ao longo de cinco horas. Para isso, os competidores contam com apenas um computador e material impresso. Eles devem colaborar para identificar os problemas mais acessíveis e desenvolver soluções que precisam ser aprovadas pelos juízes.

A equipe Shadow é formada pelos estudantes Caio Davi de Andrade Monteiro (Engenharia Eletrônica e de Computação), Enzo Fernandes Vieira (Engenharia de Computação e Informação) e Luís Rafael Sena (Engenharia Eletrônica e de Computação). O aluno Christofer Ciafrino, de Ciência da Computação, atua como técnico auxiliar das duas equipes. O segundo time da UFRJ, que também participou da fase nacional, reúne os estudantes Frederico Rocha Boller (Engenharia de Computação e Informação), Marcos Henrique Junqueira Muniz Barbi Silva (Ciência da Computação) e Tiago de Paula Dantas da Silva (Ciência da Computação).

A UFRJ já esteve presente em todas as três edições da Programadores de America. Na última temporada, um de seus times foi selecionado para disputar a fase mundial.