2ª edição da Feira Virtual de Oportunidades atrai mais de 3 mil visitantes

Publicado em: 25/10/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

A Escola Politécnica da UFRJ realizou de 19 a 21 de outubro a sua 2ª Feira Virtual de Carreiras e Oportunidades. Durante três dias foram realizados 14 webinars com profissionais do mercado, seis mentorias direcionadas e quatro videoconferências sobre planejamento, tecnologia e desenvolvimento profissional. As atividades atraíram mais de 3 mil interessados.

A edição deste ano buscou empresas com pautas alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre elas, Itaú, Stone, Smarthis, BTC, Across, MRV, Baker Hugues, BTC, Visagio, CIEE e Fluxo Consultoria, que juntas receberam mais de 3,6 mil candidaturas a vagas de estágio, trainee e emprego.

A programação contou com webinars sobre educação de qualidade e desenvolvimento sustentável; jornada de desenvolvimento de produtos tech; estratégias para montar uma carteira de investimentos visando o longo prazo; desenvolvimento imobiliário; e dicas de como se sair bem em processos seletivos. Além disso, um amplo conteúdo extra, também foi anexado à plataforma e somou mais de 11 mil visualizações dos usuários.

Em sua palestra de abertura, a diretora da Escola Politécnica, professora Cláudia Morgado, destacou a contribuição da instituição para atingir os ODS e a importância do evento para formação dos alunos.

“Nos últimos anos criamos diretorias e ações voltadas para o empreendedorismo, atendimento psicológico e igualdade de gênero e social, com o intuito de garantir acesso à educação de qualidade para todos os alunos. E a Feira é resultado disso. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com empresas, conhecer novos conceitos, equipes de competição e atitudes que fazem parte das competências comportamentais, além da técnica em si. Tudo isso é importante para que exerçam bem a profissão no futuro”.

“O evento teve uma boa aceitação do público, gerando diversos elogios no chat, principalmente pela interação com os representantes das empresas parceiras e funcionalidades da plataforma. Mas, o ponto inovador e que nos deixou bastante satisfeitos foi a dinâmica das mentorias do Escritório de Carreira. De modo geral, entendemos também que a Feira é uma maneira de agradecer à sociedade por investir numa educação de qualidade, que foi temática central da programação”, avaliou a professora Alice Ferruccio, que com sua equipe de trabalho, organizou a Feira de Oportunidades.

Quem tiver interesse, pode assistir algumas palestras no canal da Escola Politécnica no YouTube.

Mentorias

Diferencial para esta edição, o Escritório de Carreira ofereceu mentorias com foco em empreendedorismo, construção de currículos mais atrativos, simulação de entrevista para processo seletivo, e como descrever as principais habilidades humanas ou comportamentais (soft skills) e habilidades técnicas (hard skills).

Maycon Bittencourt, aluno do 8º período de Engenharia Mecânica, avaliou positivamente a atividade. “Achei uma excelente oportunidade para pensar em como conectar minhas diferentes experiências, tanto acadêmicas quanto extracurriculares, para a construção do currículo e participação em entrevistas”.

Na mesma linha, Luana Leitão, aluna do 10º período de Engenharia Civil, agradeceu a oportunidade. “Pude tirar todas as dúvidas e ter uma orientação melhor sobre qual universidade buscar um programa de mestrado adequado ao que eu quero a longo prazo. Sem dúvidas quero voltar e ter uma nova sessão para apresentar meu currículo modificado”.

Espaço dedicado à pós-graduação

Segundo a diretora da Escola Politécnica, não existe especialista pronto para atender as necessidades do mundo, e numa sociedade com demandas cada vez mais complexas, a constante qualificação se faz necessário. “Nunca é tarde para aprender ou que sempre há algo a ser aprendido”, destacou Cláudia Morgado, em palestra sobre Educação Continuada.

A ideia de constante aprendizado justificou a criação de um espaço direcionado a atualização profissional com um espaço exclusivo com informações sobre os cursos de MBA/Especialização, mestrado e doutorado, oferecidos pela instituição. Coordenadores dos cursos ficaram à disposição no chat para esclarecer dúvidas dos participantes.