PURDUE University – Intercâmbio de estágio de pesquisa – Oportunidade para alunos e ECI

DARI-Purdue Logo
DARI - Direção

A Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, está oferecendo uma vaga para estágio em seus laboratórios voltados para área de Computação e Informação. A Escola Politécnica da UFRJ fará uma pré seleção de possíveis candidatos e encaminhará os nomes para os responsáveis pela seleção final em Purdue.

São três possíveis orientadores do Departamento de Computer Science (CS) de Purdue:

• #28 Daniel G. Aliaga
  • #46 Kazem Taram
  • ### Bruno Ribeiro (Estão atualizando a página para incluir os detalhes da linha de pesquisa)

A lista completa com os docentes e suas linhas de pesquisa estão disponíveis no link abaixo.
Oportunidade de Pesquisa

As inscrições na Politécnica UFRJ serão feitas através do Formulário de Inscrição para Seleção de Candidatos da DARI e serão aceitas até 20/04/2024

O período de intercâmbio será de um semestre e terá inicio em janeiro de 2025. Os estudantes contarão com um auxílio financeiro do programa PONTES Research Scholarship Experience para despesas de passagens e moradia.

Quem pode se candidatar?

Para poder se inscrever é necessário:

• Estar cursando o 7º ou 8º período do Curso de Engenharia de Computação e Informação da Escola Politécnica;
  • Ter C.R.A. igual ou superior a 6,0;
  • Possuir proficiência em língua inglesa, que será verificada pela Purdue University através de documentação e/ou entrevistas. A fluência em inglês deve ser boa o suficiente para desempenhar as atividades de pesquisa e para a socialização com a comunidade da Purdue University;
  • Ter participação em projeto de pesquisa

Algo muito importante na avaliação dos candidatos será a participação dos mesmos em projetos de pesquisa, concluídos ou em andamento (Iniciação científica, projetos de extensão, etc.). Isso será um critério eliminatório na UFRJ e terá um grande peso na avaliação dos candidatos. Essas atividades devem estar explicitadas no Currículo e/ou Boletim.

O estágio em Purdue terá uma co-orientação na UFRJ. O candidato deverá apresentar uma Declaração de Anuência do Professor Co-orientador na UFRJ. Nesta declaração o professor da Politécnica deve informar que este está ciente da candidatura do aluno e que está disposto a ser seu Co-orientador durante o período de estágio em Purdue dentro da área escolhida.

Pra inscrição candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

• Boletim OFICIAL atual (solicite na secretaria de seu curso);
  • Declaração de Matrícula Ativa constando o período atual do candidato (solicite na secretaria de seu curso);
  • Currículo em inglês, modelo livre;
  • Declaração de Anuência do Professor Co-orientador na UFRJ contendo as linhas de pesquisas escolhidas (verificar linhas em Oportunidade de Pesquisa) ;
  • Carta de exposição de interesse e motivação para realização do intercâmbio, em inglês.
  • Até UMA carta de recomendação em inglês, modelo livre.

Os candidatos serão responsáveis pela obtenção de toda documentação necessária à viagem como passaporte, visto, seguro-saúde internacional, etc.

Programa PONTES – Relato de alunos UFRJ

dúvidas: internacional@poli.ufrj.br