O curso de Engenharia Metalúrgica se concentra nos estudos dos materiais metálicos, sua obtenção e processamento. A primeira etapa na obtenção dos metais consiste no enriquecimento dos minérios, obtenção dos óxidos, sua posterior redução em metais e seu refino. Estes são frequentemente ligados a outros metais ou mesmo não-metais, o que lhes confere propriedades de interesse industrial, como resistência à corrosão, tenacidade, resistência ao desgaste, resistência para trabalhos em altas temperaturas.
A engenharia metalúrgica trata também dos processos de fabricação e inspeção de equipamentos, tais como: conformação metálica, fundição, soldagem e controle de qualidade. O maior produtor de petróleo do Brasil, o Estado do Rio de Janeiro, com uma importante indústria de fabricação de aço e com um pólo industrial metal-mecânico em Resende, representa um mercado de trabalho promissor para o engenheiro metalúrgico.
Durante o curso, os alunos têm acesso a laboratórios modernos e bem equipados, onde são ministradas as aulas práticas e onde se desenvolvem as atividades de pesquisa. É intenso o relacionamento desse Departamento com projetos industriais, realizados sob demanda do setor empresarial, propiciando aos alunos um complemento profissionalizante aos ensinamentos teóricos da Universidade.