e-sic

 

 

Notícias
XIII Semana da Civil debate futuro da engenharia e promove concurso de pontes de macarrão

Com o intuito de fomentar a inovação na engenharia e atrair alunos de outras áreas do conhecimento para os temas mais atuais da construção civil, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) promoveu, entre os dias 27 e 31 de agosto, a XIII Semana da Engenharia Civil.

Esta edição teve como tema “Engenharia do Futuro”. A programação, inteiramente elaborada por alunos de graduação da Engenharia Civil, contou com minicursos, palestras, workshops e concursos.

Realizada no salão nobre da Decania, no CT, a cerimônia de abertura teve a presença dos professores Bruno Jacovazzo, Sandra Oda e Cláudia Morgado, diretora da Poli-UFRJ, que também realizou uma palestra sobre segurança ambiental e sustentabilidade.

O cronograma incluiu nomes como prof. Eduardo Qualharini, que falou de construções sustentáveis; Luís Eduardo Paes Leme, que tratou do uso de drones dentro da engenharia; Francis Bogossian, que palestrou sobre a prevenção e a mitigação de catástrofes; e apresentações de empresas como Tishman Speyer, Tigre e Queiroz Galvão.

Na sexta-feira, 31, aconteceram duas das atrações mais populares oferecidas durante a Semana da Civil: o II ConstruQuiz e o IV Concurso Queiroz Galvão de Pontes de Macarrão.

O primeiro desafio conferiu os conhecimentos dos participantes em uma prova de resolução rápida e eficiente de problemas usuais relacionados à construção civil.

Já no segundo, cada equipe participante recebeu um kit contendo 1kg de macarrão, pistola e bastões de cola quente, tubo de cola instantânea, rolo de fita crepe, barra de aço e pedaços de tubo PVC. A tarefa era analisar, projetar e construir uma ponte de macarrão do tipo espaguete, que foi submetida a testes estruturais. A equipe vencedora foi a Minerva Civil, cuja ponte aguentou uma carga de 72kg.

De acordo com Bruno Sadok, graduando de Engenharia Civil e coordenador desta edição, a Semana da Civil foi um sucesso. “Conseguimos reunir grandes nomes, desde expoentes da academia até profissionais atuantes no mercado de trabalho”, comenta.

11/09/18
Escola Politécnica da UFRJ
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68536 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli