Pequenas empresas chegam ao Parque Tecnológico do Rio – UFRJ

Fonte: Bruno Amorim – bruno.amorim@inc.coppe.ufrj.br

O Parque Tecnológico do Rio não é um ambiente só para grandes empresas. Seis novas empresas (Aquamet, Ambidados, Ambipetro, Inovax, Virtualy e Maemfe) foram aprovadas pelo Conselho Diretor para ocupar espaços em prédios compartilhados do Parque. Dessas, quatro são empresas graduadas da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, duas delas spin-off de laboratórios da própria universidade.

Para elas, todas de base tecnológica e voltadas para a inovação, entrar no Parque da UFRJ representa a oportunidade de se estar perto dos centros de P&D da UFRJ e das grandes empresas ali instaladas, e continuar a crescer dentro de um ambiente de inovação. Para o Parque Tecnológico, ter pequenas empresas ao lado das grandes é aumenta a diversidade de empreendimentos.
Sobre as empresas:

Aquamet - A Aquamet é uma empresa residente na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ desde outubro de 2007. Atua no desenvolvimento de serviços e produtos para área de meteorologia, entre eles o cálculo de garantia física para aproveitamento energia eólica, qualidade do ar, dispersão de óleo do mar, planejamento e operação de usinas hidrelétricas, comercialização de energia e monitoramento ambiental operacional. Alguns de seus produtos surgiram a partir de pesquisas no LAMCE (Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia).

Ambidados - A Ambidados foi criada em 2007, a partir de um spin-off do LIOc (Laboratório de Instrumentação Oceânica), e instalada na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. Atuante nos setores offshore, onshore e inshore, a Ambidados oferece serviços e produtos para a indústria de petróleo e gás, com foco no monitoramento ambiental. Em 2010, a empresa ganhou o prêmio Rio Export na categoria revelação pequena empresa. Neste ano, as exportações da Ambidados somaram US$580 mil.

Inovax - A Inovax desenvolve soluções em telecomunicações para uso profissional de alta performance, com ênfase especial no segmento de mesas de operações financeiras e centros de decisão. A empresa atua no mercado de Engenharia Eletrônica, Telecomunicação e TI desde 1989, desenvolvendo produtos ou soluções on-demand. No inicio de 2007, a Inovax instalou seu núcleo de pesquisa e desenvolvimento na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.

Virtualy - A Virtulay, empresa residente na Incubadora da Coppe/UFRJ desde 2009, é um spin-off do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE/COPPE. A empresa é especializada no desenvolvimento de diversos simuladores - de aviões a guindastes. Seus produtos são os primeiros simuladores desenvolvidos com tecnologia totalmente nacional.

Ambipetro – Criada em 2003 pelos fundadores da OceanSat, empresa graduada na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ que foi vendida, a Ambipetro é especializada em prover soluções para os setores de energia e meio ambiente. Seus produtos e serviços são focados em medições meteo-oceanográficas realizadas através de satélites, sensores e radares. A Petrobras é um dos principais clientes.

Maemfe: Empresa metalúrgica com 26 anos de experiência na transformação de materiais em produtos. Fundada por um ex-aluno da COPPE, a Maemfe é desenvolvedora e fornecedora de peças para os mais variados setores, inclusive empresas inovadoras. O centro no Parque estará focado apenas em P&D, deixando as atividades industriais para outros centros. Já existem parcerias firmadas entre a empresa e setores da UFRJ.

02/01/12
Cequal Assessoria de Imprensa e Comunicaçãoda Escola Politécnica da UFRJ
Jornalista Responsável: Monica Coronel (FENAJ -16423/63/68)
Jornalistas-estagiários: Arthur Pontes, Diego Paes e Vinícius Cunha