EMC terá Pedra Fundamental no Parque Tecnológico

Engenharia Elétrica deverá ter nova frente de trabalho

Será realizada amanhã, dia 8 de dezembro, a cerimônia de colocação da Pedra Fundamental do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que a EMC Computer Systems Brasil irá instalar no Parque Tecnológico da UFRJ na Ilha do Fundão. É esperada uma delegação do Estado de Massachusetts (EUA) com cerca de 60 integrantes, dentre eles, empresários e representantes de diferentes universidades de MA, incluindo Harvard e MIT. Estarão presentes, além da delegação, o Gerente Geral da EMC no Brasil, Carlos Cunha, o Sênior VP, Joel Schwartz, CFO para Américas, Patrícia Florissi. A cerimônia será realizada as 14h:15m, no terreno concedido à EMC no Parque Tecnológico, localizado dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

A EMC Computer Systems Brasil tem sua sede em Massachusetts e está presente em mais de 80 países. Objetiva tornar o Centro de Pesquisa brasileiro em um “hub de Inovação” mundial para TI em Pesquisa de “Big Data” em Óleo e Gás. O Centro de P&D da EMC no Brasil desenvolverá pesquisas voltadas para a área de Grandes Dados (Big Data), que tem aplicações importantes em áreas como a genética, geologia e entretenimento. Para isso, a EMC pretende cooperar com o Núcleo de Atendimento a Computação de Alto Desempenho (NACAD) e os departamentos de Engenharia Elétrica e de Geologia.

Sobre o Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico foi inaugurado em 2003 com o objetivo de estimular a interação entre a universidade (corpo acadêmico) e empresas que fazem da inovação o seu cotidiano. São 350 mil metros quadrados que abrigarão empresas de setores intensivos em diferentes áreas de conhecimento. Com a instalação de centros de tecnologia de importantes multinacionais, o Parque do Rio deverá ser tornar um polo desenvolvedor de tecnologias.

O Parque abriga também alguns laboratórios da própria UFRJ – LABOCEANO, NEO, LAMCE-LABCOG, NUTRE e LEAD – que atuam, em conjunto com as empresas no desenvolvimento de soluções inovadoras nos setores de energia, tecnologia da informação e meio ambiente. Já a futura instalação da Torre da Inovação – que abrigará cerca de 100 pequenas e médias empresas – servirá de apoio para empresas nacionais que buscam novos mercados, e empresas internacionais interessadas em aterrissar em solo brasileiro.

07/12/11
Cequal Assessoria de Imprensa e Comunicaçãoda Escola Politécnica da UFRJ
Jornalista Responsável: Monica Coronel (FENAJ -16423/63/68)
Jornalistas-estagiários: Arthur Pontes, Diego Paes e Vinícius Cunha