MobiRio - Rede de Mobilidade Metropolitana do RJ

Informação como fator estratégico para a melhoria da mobilidade urbana. Esse é o principal objetivo do projeto MobiRio - Rede Metropolitana de Transporte Público, de autoria de Pedro Paulo Silva e Souza e Eva Vider, respectivamente aluno e professora orientadora da Escola Politécnica de Engenharia da UFRJ.

Os sistemas estruturais de transporte público que atendem aos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro - trem, metrô, barcas e ônibus ( BRT's), foram agrupados e organizados resultando na Rede de Mobilidade Metropolitana, e será divulgada pelas seguintes mídias: mapa esquemático, mapa geográfico e site.

Com o MobiRio, o público passará a ter conhecimento da rede de mobilidade metropolitana, com suas rotas, pontos de integração e os principais terminais. O projeto será apresentado no dia 21 de outubro, último dia do 18° Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), que será realizado no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio.

(http://congressos.antp.org.br/18cng/SitePages/P%C3%A1gina%20Inicial.aspx)

Segundo Eva Vider, professora orientadora da Escola Politécnica da UFRJ e uma das criadoras do projeto, o MobiRio vai facilitar a vida da população através da divulgação da rede de transporte público, que a população terá com a implantação dos projetos de infraestrutura, com foco nos eventos Mundial de Futebol, em 2014 e Jogos Olímpicos, em 2016.

-De posse do MobiRio, qualquer pessoa poderá planejar seus deslocamentos e optar pelo transporte público, utilizando um ou mais modos, realizando as transferências e integrações nos pontos e estações escolhidas -, explica Eva.

O objetivo principal é o da melhoria da mobilidade urbana, resultando no aumento da demanda por transporte público, em detrimento do transporte individual, diminuindo os congestionamentos causados pelo excesso de automóveis nas ruas e a perda de qualidade de vida nas cidades, explica a professora.

Durante o 18o. Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP, serão distribuídas duas mil unidades do MobiRio Esquemático e três mil unidades do MobiRio geográfico.Haverá, ainda, a inauguração do site www.mobirio.poli.ufrj.br, contendo informações relevantes da Rede de Mobilidade Metropolitana, completando o material impresso mencionado, que também será disponibilizado no site, para a sociedade em geral.

Hoje, não há esse tipo de material a serviço da população. O projeto MobiRio fará com que qualquer pessoa tenha acesso a essas informações e possa se locomover melhor pela cidade. O sucesso dos eventos de 2014 e 2016 dependerá muito da melhoria da qualidade da mobilidade urbana, sua promoção e divulgação”, conclui Eva Vider.

18° Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP: "Mobilidade para cidades saudáveis...Sua família, seus vizinhos, seu país e o planeta agradecem".

(http://congressos.antp.org.br/18cng/SitePages/P%C3%A1gina%20Inicial.aspx)

Data: De 18 a 21/10/2011
Local: Centro de Convenções SulAmérica, Avenida Paulo de Frontin, n° 1, Centro, Rio de Janeiro.

13/09/11
Cequal Assessoria de Imprensa e Comunicaçãoda Escola Politécnica da UFRJ
Jornalista Responsável: Monica Coronel (FENAJ -16423/63/68)
Jornalistas-estagiários: Arthur Pontes e Vinícius Cunha