Site UFRJ

 

Untitled Document

Notícias
 

Sustentabilidade dita a construção do NUTRE na Cidade Universitária

Ecoeficiência: definição do Núcleo de Tecnologia e Recuperação de Ecossistemas (NUTRE), projeto desenvolvido pela PETROBRAS/CENPES, em conjunto com o Parque Tecnológico do Rio de Janeiro (UFRJ). O panorama atual de exploração, em muitos domínios, mais acelerado do que a capacidade de reposição da natureza revela o ponto de atuação do NUTRE, que a partir do diagnóstico do dano ambiental trabalha na Recuperação de Ecossistemas.


O prédio do NUTRE,com construção iniciada em 2009, já em fase avançada, é um projeto da AKRON em que a sustentabilidade e eficiência ocupam posições destacadas. A estrutura conta com total adaptação ao local e busca minimização dos impactos sobre o meio natural com a instalação de painéis fotoválticos no teto, coleta de águas pluviais e observações quanto ao sol, o vento e modularidade.Os mínimos detalhes quanto da estrutura foram analisados, tanto que o posicionamento diagonal no lote produz uma praça interna que funciona como área de proteção e observação do manguezal, além de uma opção à interação social.


Conceber o equilíbrio na linha tênue entre as edificações e o espaço natural é o desafio do NUTRE, no campus da UFRJ, que procura também fomentar o desenvolvimento de tecnologias que apontem para recuperação do quadro ambiental que por anos é alvo de degradação.

  Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

Redação: Site da Escola Politécnica - Vinícius Cunha- cunhavinil@poli.ufrj.br - 16/02/11

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 2562-7010 - Fax: + 55 - 21 - 2562-7718