Nova exposição no Museu da Escola Politécnica celebra Paulo de Frontin e Real Academia Militar

Na última quarta-feira (15), o Museu da Escola Politécnica da UFRJ abriu nova exposição comemorativa aos 200 anos da criação da Academia Real Militar e aos 150 anos do nascimento de Paulo de Frontin, patrono da Engenharia brasileira e ex-aluno da Escola. Além disso, a última Congregação de 2010 da Poli/UFRJ também celebrou a data ao receber o neto de Paulo de Frontin, o Dr. Álvaro Werneck.

A Academia Real Militar, criada por decreto pelo então Príncipe Regente e futuro Rei D. João VI em 1810, substituiu a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, que foi a primeira instituição de ensino superior militar de Engenharia no Brasil. Desde então, ela recebeu quatro denominações: Imperial Academia Militar, em 1822; Academia Militar da Corte, em 1832; Escola Militar, em 1840; e Escola Central, em 1859. A partir de 1874, a Escola Central passa a atender apenas alunos civis e recebe o nome de Escola Polytechnica, que viria a fazer parte, em 1930, da Universidade do Brasil.

Dr. Álvaro Werneck (à esquerda) em seu discurso

Durante o discurso do Dr. Álvaro Werneck, ele apresentou fatos marcantes da vida de Paulo de Frontin. Nascido em 1860, o engenheiro foi aluno e diretor da Escola Polytechnica. Além disso, foi deputado federal e senador. Assumiu a prefeitura do Rio de Janeiro de janeiro a julho de 1919, período em que executou obras como o alargamento da Avenida Atlântica, em Copacabana, e a construção das avenidas Niemeyer e Delfim Moreira, na zona sul da capital.

Após o término da Congregação, a Poli/UFRJ recebeu a cantora e instrumentista de música popular e clássica Anatasha Meckenna, em coquetel de encerramento das atividades. Aluna da Faculdade de Letras da UFRJ, Anatasha participou de concertos em espaços como a Sala Cecília Meireles, Teatro da Academia Brasileira de Letras, Teatro Macaé, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Palácio de Cristal em Petrópolis, dentre outros.

Anatasha Meckenna ao lado do diretor da Poli, Prof. Ericksson Almendra, (à esquerda) e do Prof. Mário Petzhold

Quer fazer sugestões de novas pautas, críticas e comentários às notícias publicadas? Envie um e-mail para redacao@poli.ufrj.br

Redação: Site da Escola Politécnica - Ricardo Porto (ricardoporto@poli.ufrj.br) - 17/12/2010

CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 2562-7010 - Fax: + 55 - 21 - 2562-7718