Cooperação Acadêmica internacional entre Rio de Janeiro e Berlim

Desde 2009 o programa UNIBRAL, destinado a incentivar a mobilidade acadêmica, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos entre universidades brasileiras e alemãs, além da aproximação entre as culturas dos dois países, oferece a oportunidade a alunos das Engenharias Civil e Ambiental da Escola Politécnica de cursar até dois períodos na Universidade Beuth, em Berlim.

A temporada na instituição parceira é viabilizada por bolsa de estudos, passagem aérea e seguro oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Brasil e pela DAAD, na Alemanha.

Na atual gestão bilateral, que completa dois anos em 2010 com boas possibilidades de renovação por mais dois anos, sete alunos de Engenharia Civil da Universidade de Beuth tiveram o privilégio de estudar na Escola Politécnica, enquanto quatro brasileiros foram enviados para a instituição alemã. Recentemente mais três estudantes da Poli/UFRJ foram enviados a Berlim e o mesmo número de estudantes de Engenharia da Beuth chegou à Poli/UFRJ.

O programa UNIBRAL contempla ainda a troca de professores entre as instituições, sendo previstas duas missões internacionais por Universidade parceira a cada ano. Já foram realizadas seis missões de trabalho até o momento. A visita da delegação alemã está sendo aguardada no mês de Setembro. Durante as missões são atualizadas as listas de equivalências de disciplinas, apresentados seminários de pesquisa e desenvolvidas atividades de pesquisas. Existe uma lista de equivalências de disciplinas mutuamente reconhecidas pelas duas instituições e novas equivalências ou módulos de equivalências podem ser incorporados.

As condições necessárias para participação no Programa UNIBRAL são ter conhecimento da língua alemã, estar cursando o sétimo período e ter bom rendimento acadêmico. Outras informações podem ser obtidas com o Professor Giovani Ávila, coordenador do Programa UNIBRAL – UFRJ, através do e-mail giovani@ufrj.br.

Acesse o informe original da Universidade de Beuth aqui (em alemão).

Estudantes do Rio e de Berlim com os professores coordenadores do Programa UNIBRAL: Giovani Ávila (UFRJ), Andreas Heider (Universidade Beuth) e o diretor de Relações Internacionais Dr. Karl Heinz Borchert

Quer fazer sugestões de novas pautas, críticas e comentários às notícias publicadas? Envie um e-mail para redacao@poli.ufrj.br

Redação: Site da Escola Politécnica - Diego Gomes (diegogomes@poli.ufrj.br) - 20/09/2010