Alunos e ex-aluno da Politécnica desenvolvem projeto de mentoria e trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida da Ilha do Governador

Professor da Politécnica-UFRJ organiza livro sobre gestão de riscos e desastres em parceria com pesquisadores brasileiros e franceses

Clique na imagem para baixar o livro

Lançado este mês, o livro "Sociologia Pragmática das Transformações em Diálogo - Riscos e Desastres no Brasil Contemporâneo" contou com a organização dos professores do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da UFRJ, Marcos Barreto de Mendonça; e da Universidade Vila Velha, Fabrício Cardoso de Mello e Teresa da Silva Rosa; e dos pesquisadores da École des Hautes Études en Sciences Sociales/EHESS, da França, Francis Chateauraynaud e Josquin Debaz.

A publicação é fruto do encontro internacional "Colóquio Franco-Brasileiro sobre Riscos e Desastres", realizado em 2019, no Espírito Santo, que apontou a pertinência de um livro voltado para o assunto desastres. Na ocasião, os pesquisadores foram convidados a escrever um capítulo sobre o tema abordado no evento.

Segundo Mendonça, um dos eixos do projeto do livro foi o estabelecimento de um diálogo em torno da sociologia pragmática das transformações. “A publicação tem um escopo interdisciplinar, que foca no estudo da construção das vulnerabilidades da sociedade contemporânea frente às ameaças socioambientais que dão origem a situações de desastres, como os associados à ruptura de barragens, deslizamentos e inundações”, explicou.

O artigo de abertura, dos pesquisadores e organizadores do livro Francis Chateauraynaud & Josquin Debaz - “O Pragmatismo diante da Catástrofe: Investigação sobre a relação entre irreversibilidade e reconstrução a partir dos rompimentos de barragens em Minas Gerais” - indica o tom da publicação como um todo, composta por 16 artigos, distribuídos em 290 páginas.

A versão em pdf do livro que faz parte da coleção Debate Social, da Editora Milfontes, pode ser baixada gratuitamente pelo link:

21/05/2021