Alunos e ex-aluno da Politécnica desenvolvem projeto de mentoria e trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida da Ilha do Governador

CT promove live sobre gestão ambiental no Dia da Terra (22/4)

Para comemorar o Dia da Terra, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) realiza, na próxima quinta-feira, às 16 horas, o debate remoto “Gestão Ambiental: impactos negativos de uma má gestão”, com participação da professora Cláudia Morgado, diretora da Escola Politécnica da UFRJ, e de Carlos Pereira, professor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides).

A transmissão da live será ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube (link no final do texto), com mediação de Ariel Cavalcanti, técnico-administrativo em educação do Nides. Serão abordados os impactos provocados pela ausência de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental e os riscos sociais gerados por uma má gestão ambiental em curto, médio e longo prazo.

Segundo a comissão organizadora, a proposta do debate é também alertar para a urgência da adoção de medidas mais eficientes na preservação da natureza e de hábitos mais sustentáveis para que as futuras gerações possam viver num planeta mais saudável.

A professora Cláudia Morgado, diretora da Escola Politécnica da UFRJ, foi coordenadora do Programa de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente do CREA-RJ e coordenadora do atual PRH17 - Engenharia Ambiental na Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Já o professor Carlos Pereira, do Nides, atua nos campos das Tecnologias Social e Tradicional e é coordenador do grupo de pesquisa interdisciplinar em Educação, Saúde, Ambiente e Cultura Africana.

Dia da Terra

Liderada pelo ativista ambiental e senador Gaylor Nelson (1916-2005), a manifestação que ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland acerca de temas ecológicos deu origem ao Dia da Terra. Em 2009, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data foi escolhida para incentivar governos de países, a sociedade civil, organizações não-governamentais e demais instituições a refletirem sobre a ação humana sobre a natureza e a importância da preservação do meio ambiente.

Gestão Ambiental: os impactos negativos de uma má gestão
Data: 22 de abril
Link: https://bit.ly/youtubedoct ou https://www.facebook.com/ufrjct