Site UFRJ

 

Alunos e ex-aluno da Politécnica desenvolvem projeto de mentoria e trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida da Ilha do Governador

Notícias
 
Recepção remota aos calouros com acolhimento e integração

Na última semana foi realizada a Semana de Acolhimento aos Calouros 2020.2. De segunda a sexta-feira, de forma remota, uma programação variada proporcionou aos ingressantes um panorama do funcionamento da Escola Politécnica e da Universidade, apresentando um pouco das peculiaridades acadêmicas dos cursos de engenharia e os canais e serviços de apoio com os quais contarão no percurso que iniciam. Quem perdeu pode assistir a gravações das atividades no site preparado especialmente para os calouros, onde estão também o Manual do Estudante e outros materiais de interesse.

Em www.calouros.poli.ufrj.br, na seção “Programação da Semana” estão os links para as gravações no canal da Escola Politécnica no YouTube. Encontram-se no site vídeos sobre a Escola e as equipes de competição, e dicas de como os alunos devem se preparar para assistir a aulas remotas, com material de suporte pedagógico da Pró-Reitora de Políticas Estudantis (PR-7). Há também informações de interesse referentes ao atendimento virtual pela secretaria dos cursos, aos programas de intercâmbio, ao Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA), ao Escritório de Carreira, entre outras.

“A programação da Semana foi intensa. Acho que promovemos acolhimento, passando informações e ouvindo os calouros, e iniciamos um processo de integração de forma remota, que é a possível no momento”, resume a professora Marta Tapia, responsável pela Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE), que organizou a Semana de Acolhimento em conjunto com toda a diretoria da Escola Politécnica.

A abertura foi feita pela diretora da Politécnica-UFRJ, professora Cláudia Morgado, diretores adjuntos, coordenadores dos cursos e por integrantes do Centro Acadêmico da Engenharia (CAEng). Houve apresentações das diretorias adjuntas de Ensino e Extensão (DAEX), de Tecnologia e Inovação (DATI), de Carreira e Empreendedorismo (DACE), de Relações Internacionais (DAR), e de Políticas Estudantis (DAPE). E também um espaço para conversa dos alunos com coordenadores dos seus cursos.

Foram realizadas rodas de conversas sobre empreendedorismo, diversidade na universidade, entre outras. Houve apresentações das equipes de competição e da empresa júnior da Politécnica, a Fluxo Consultoria, além de integrantes da Enactus, e das confrarias e ligas estudantis. Também foi realizada oficina de organização dos estudos, com a Divisão de Integração Pedagógica da PR-7.

22/03/2021
Escola Politécnica da UFRJ

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli