Alunos e ex-aluno da Politécnica desenvolvem projeto de mentoria e trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida da Ilha do Governador

Sociedade Francesa de Metalurgia e Materiais premia recém-formado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da UFRJ

Artur da Fonseca Alvarenga, recém-formado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Politécnica da UFRJ, acaba de ser laureado com o prêmio “Prix ArcelorMittal Pierre Vayssière”, pela Sociedade Francesa de Metalurgia e Materiais (SF2M). O reconhecimento é concedido a cada ano a um aluno que tenha concluído com destaque um estágio em um laboratório industrial ou universitário na França.

Em 2017, Artur realizou intercâmbio para Duplo Diploma na École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers, na França, e fez seu estágio de conclusão de curso no Center de Mise en Forme Des Matériaux (CEMEF) da École de Mines ParisTech, em 2019, em colaboração com a APERAM - player global em aços inoxidáveis, especiais elétricos e ligas de níquel.

“Tive a oportunidade de trabalhar as evoluções microestruturais durante as etapas de conformação e sua relação com as propriedades mecânicas finais de componentes para a área aeronáutica. Durante o meu estágio, pude implementar uma abordagem experimental muito adequada à identificação e caracterização deste fenômeno”, explica Artur.

Segundo ele, o objetivo do estágio “era fornecer elementos de compreensão que servissem de guia para encontrar soluções práticas a serem integradas no processo de fabricação de forma a garantir a reprodutibilidade perfeita de uma microestrutura conforme as especificações para a aplicação final”.

Neste ano, o ex-aluno da Politécnica iniciará uma tese no CEMEF, na qual terá uma parte experimental para permitir uma compreensão ainda mais detalhada do fenômeno do crescimento crítico de grãos, mas também uma segunda parte dedicada à simulação numérica dessas evoluções microestruturais no software DIGIMU®, em desenvolvimento no CEMEF.

“Tenho certeza que este prêmio é apenas o começo de uma grande aventura cheia de descobertas. Estou muito motivado para enfrentar os desafios da indústria do futuro e poder me dedicar a uma área que me fascina enormemente”, completa Artur.

11/01/2021