Alunos e ex-aluno da Politécnica desenvolvem projeto de mentoria e trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida da Ilha do Governador

Aluno da Engenharia Elétrica vence o 17° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

Com o trabalho "Impacto da geração eólica na inércia e estabilidade de frequência de sistemas de energia elétrica", Bruno Pestana Rosa, formado em março no curso de Engenharia Elétrica da Politécnica-UFRJ, venceu o 17° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq na área de "Ciência Exatas, da Terra e Engenharias". A conquista foi anunciada durante a 72° reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada este mês.

O trabalho premiado aborda a inserção de fontes renováveis no sistema elétrico e como contornar os seus desafios técnicos. "Há uma demanda mundial de redução das emissões de carbono. A inserção de fontes renováveis no sistema elétrico, embora desafiadora, é algo positivo e que precisa ser estudado", afirma a profa. Tatiana Mariano Lessa de Assis, orientadora do aluno desde 2019.

Bruno conta que seu interesse pela Iniciação Científica começou no 6° período da graduação, tentando buscar um novo ângulo para olhar a Engenharia Elétrica, mas o interesse pelo curso em si já era nutrido há mais tempo. Ele cursou Técnico em Eletrotécnica no CEFET e diz que sempre foi motivado por sua família, principalmente pelo avô e pelo tio, engenheiros eletricistas. Já exercendo a profissão, na entidade Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, chegou a apresentar o tema para sua equipe de trabalho, assim como na premiação do CNPq e na sua colação de grau.

"É muito bom ter esse reconhecimento. Ter um indício de que o que está sendo pesquisado é algo relevante, mostra que estou no caminho certo. É uma honra!", afirma Bruno.

Além do certificado e reconhecimento, o aluno também recebeu R$ 7 mill reais e uma bolsa de mestrado no país, que pretende começar em 2021.

28/11/2020