Alunos e ex-aluno da Politécnica desenvolvem projeto de mentoria e trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida da Ilha do Governador

Semana de Engenharia Elétrica da Politécnica-UFRJ oferece palestras e minicursos gratuitos para estudantes de Engenharia de todo país

Com o objetivo de levar conhecimento atualizado sobre a matriz energética no país aos estudantes de Engenharia, a Escola Politécnica da UFRJ promoverá a 3a edição da Semana de Engenharia Elétrica (Senel), de 23 a 27 de novembro. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal da Senel no YouTube, em razão da pandemia da Covid-19.

Na programação estão previstas palestras sobre a importância do empreendedorismo, novas tecnologias de máquinas elétricas, energia renovável do oceano e o mercado de energia; além de minicursos dos softwares Mathematica e PSCAD, Latex e Power BI.

“Focamos em palestras que agregassem ao máximo ao nosso público. Não só dentro da elétrica, mas fora também. Iremos apresentar ferramentas amplamente utilizadas no mercado como, por exemplo, Mathematica, muito utilizada para matemática computacional e o PSCAD, software importante para simulação de sistemas elétricos de potência”, comenta Guilherme Vaccariello, coordenador da SENEL.

O workshop está sendo organizado por alunos de Engenharia Elétrica da Poli-UFRJ, sob a coordenação do professor Robson Francisco Dias, do Departamento de Engenharia Elétrica da Politécnica-UFRJ e do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE.

“O evento proporcionará um conjunto amplo de palestras e cursos com certificados. Esse conteúdo ajuda os estudantes que estão em isolamento social e que muitas vezes não têm oportunidade para realizar essas capacitações. O objetivo é trazer temas atuais e relevantes para os estudantes e contribuir com sua formação, de forma a ajudar nas disciplinas do curso e na sua vida profissional”, avalia Dias.

“Para os estudantes envolvidos com a organização do evento, essa experiência auxilia no desenvolvimento de expertises como trabalho em de equipe, organização e planejamento de eventos e outras soft skills”, acrescenta o professor.

Os interessados podem ser inscrever previamente pelo link: https://www.even3.com.br/senel2020/. Mais informações pelo e-mail senel@poli.ufrj.br.

Serviço:
Senel – Semana de Engenharia Elétrica da Politécnica-UFRJ 2020
De 23 a 27 de novembro, a partir das 9h.
Inscrição: https://www.even3.com.br/senel2020/

Programação:
Dia 23/11
9h – Minicurso: SOFTWARE MATHEMATICA
Instrutor: Daniel de Souza Carvalho – "International Business Development Executive" na Wolfram Research
18h – Palestra: A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO EMPREENDEDOR
Palestrante: Everton Pacheco Pereira de Moraes – Sócio Fundador da escola de formação profissional Sala da Elétrica

Dia 24/11
9h – Minicurso: LATEX
Instrutor: Felipe Cabral – Docente no Departamento de Automação e Sistemas na UFSC
18h – Palestra: NOVAS TECNOLOGIAS DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
Palestrante: Sebastião Lauro Nau – Gerente do Dep. de Gestão da Inovação Tecnológica da WEG Motores

Dia 25/11
18h – Palestra: ENERGIA RENOVÁVEL DO OCEANO – Usina Ondomotriz
Palestrante: Segen Farid Estefen – Docente na área de estruturas oceânicas e tecnologia submarina- Coordenou o projeto da Usina Ondomotriz de Pecém

Dia 26/11
9h – Minicurso: POWER BI
Palestrante: Wladimir Araujo - Eng. Civil, com experiência em softwares.
18h – Palestra: MERCADO DE ENERGIA
Palestrante: Carlos Rogério Rocha - Diretor da C3R Energia (empresa que atua em consultorias na área energética)

Dia 27/11
9h – Minicurso: SOFTWARE PSCAD
Instrutor: Elienai de Oliveira Macedo – Engenheiro Eletricista no Departamento de Engenharia Elétrica da UFF.

21/11/2020