Site UFRJ

 

Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ participa de workshop sobre reciclagem de resíduos plásticos na Argentina

Notícias
 
Alunos de Engenharia Civil da Politécnica-UFRJ ficam em 2º lugar em Concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA)

A equipe Minerva Civil acaba de conquistar a medalha de prata na classificação geral do 2º Concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), que teve como tema “Segunda Ponte entre o Brasil e o Paraguai”. É a primeira vez que a equipe, formada por alunos de Engenharia Civil da Politécnica-UFRJ e de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, fica entre os três finalistas. A medalha de ouro coube à equipe da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a de bronze ao time do Instituto Mauá de Tecnologia. Todas as provas foram realizadas remotamente, seguindo às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No concurso CBCA, sob orientação geral da professora Michèle Schubert Pfeil, o conhecimento em estruturas de aço foi colocado em pauta. A equipe de futuros engenheiros e arquitetos ficou na 2ª colocação ao propor uma ponte em arco atirantado triplo e foi elogiada pela banca de arquitetos e engenheiros convidados pela ideia de colocar a passagem de pedestres abaixo do tabuleiro. “A equipe teve que compilar todo o conhecimento adquirido em sala de aula, buscar o conhecimento específico que não tínhamos e aplicar ambos em um projeto tão interdisciplinar”, disse o aluno Murillo Queiroz, do 7º período.

Além do CBCA, a equipe participou de outras duas competições este ano. No concurso Ousadia, o desafio foi desenvolver um projeto básico de um parque urbano, uma edificação e um píer, no município de Florianópolis. O projeto foi considerado o segundo melhor. “Tentamos criar algo que pudesse trazer esse senso de pertencimento ao mesmo que tempo que trouxesse a ousadia da mudança que o projeto pede, para tanto mudamos a forma padrão com a qual enxergamos um equipamento como esse”, destacou Rebecca Muzy, do 9º período de Engenharia Civil.

Na terceira competição, o Concregame, em formato de quiz com a tecnologia do concreto como tema, a equipe alcançou a 4ª colocação. “A grande dificuldade foi estudar tudo que envolve esta temática em um período curto, de aproximadamente um mês entre a divulgação do regulamento e a data das rodadas. A equipe fez uma troca de conhecimento entre si com os materiais produzidos por cada dupla, dentre os quais: resumos, mapas mentais, perguntas e respostas, planilhas e outros. Assim, a equipe cumpriu integralmente a ementa do concurso, ficando apta a responder às questões do quiz proposta”, explicou Anna Carolina Gomes, do 5º período.

De acordo com os alunos, o distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus impôs a eles adotar estratégias para alcançar bons resultados na competição. “Precisamos solucionar problemas em frentes totalmente distintas com conhecimentos que não tínhamos acesso ainda. Além disso tínhamos a dificuldade de organizar e andar com um projeto enorme com um time em uma escala que nunca tínhamos trabalho antes. Esses foram desafios instigantes e interessante que esperávamos enfrentar, porém as perdas e o isolamento que surgiram durante a pandemia foram desafios que não esperávamos e que trouxeram muita dificuldade a toda a equipe”, avaliou a aluna do 8º período, Polyanna Domingues.

Abaixo, relação dos alunos que representaram a equipe da UFRJ em cada competição:

Competição CBCA - Lucas Muniz Valani, Polyanna Pascoal de Sousa Domingues, Murillo Melo Rodrigues Queiroz, Ronan de Oliveira Pereira Bezerra, Lucas Araujo Felicio dos Santos e Suzana Dias de Sá Fernandez.

Competição Ousadia - Alberto Figueiredo de Freitas Guimarães, Alice Maria Costa Silva; Anna Carolina dos Santos Gomes, Berta Clara dos Santos Costa, Daniele Corrêa da Conceição Galdino, Gabriel Nakalski Farias, Izabela de Sousa Moura, Jefferson Pereira Silvestre, João Paulo Guilhon de Araújo Périssé, Jonas da Silva Chaves, Julia Acosta Silva, Lucas Araujo Felicio dos Santos, Lucas Muniz Valani, Lucas Ribeiro Sampaio, Matheus Raymundo de Oliveira; Murillo Melo Rodrigues Queiroz; Nicolas Nascimento da Cruz; Nyvea de Souza Innocencio, Pedro Henrique Carneiro Lins Coutinho, Pedro Henrique Melo Siqueira, Pedro Motta de Paola Bortolotti, Polyanna Pascoal de Sousa Domingues, Rafael Silva Abreu, Raquel Duarte de Almeida, Rebecca Muzy dos Santos, Ronan Oliveira Pereira Bezerra, Samara Ferreira Costa, Vinícius Marques Augusto e Yan de Azevedo Monteiro.

Competição Concregame - Nícolas Nascimento da Cruz, Anna Carolina dos Santos Gomes, Yan de Azevedo Monteiro, Gabriel Nakalski Farias, Lucas Ribeiro Sampaio, Paula Noronha, Raquel Duarte, Karenn Magalhães e Mayara Leal.

15/09/2020
Escola Politécnica da UFRJ

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli