Mais uma vitória para aluno da Mecânica da Poli-UFRJ

O aluno de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ Lucas André dos Santos acaba de vencer o prêmio “SPE Latin American & Caribbean Student Paper Contest”, da Society of Petroleum Engineers (SPE), na categoria graduação. Com o primeiro lugar, está classificado para a etapa mundial, que será realizada em Denver, no Colorado (EUA), entre os dias 5 e 7 de outubro, durante a conferência "SPE Annual Technical Conference and Exhibition (ATCE)" – que provavelmente será transmitida online, em razão da pandemia da Covid-19.

Orientado pelo professor Thiago Ritto, do Laboratório de Acústica e Vibrações da Engenharia Mecânica da UFRJ, o trabalho de Lucas é sobre modelagem e simulação computacional do fenômeno de flambagem em colunas de perfuração de petróleo. O aluno foi contemplado com o valor de 500 dólares e terá o trabalho publicado na OnePetro® (plataforma de jornais científicos reconhecidos pela indústria do petróleo).

“Essa conquista tem vários diferenciais. O principal é o próprio aluno, que se dedicou, encarou um problema difícil, aprendeu um novo programa, e técnicas avançadas para analisar flambagem em uma coluna de perfuração de petróleo. Lucas foi eficiente e criativo no seu trabalho”, avalia o professor.

Prestes a entrar no mercado como profissional, Lucas reconhece que se trata de uma conquista importante. “Será um destaque no meu currículo e tem, potencialmente, a oportunidade de me abrir oportunidades futuras na área”.

A competição, promovida pela SPE, tem como objetivo fomentar a produção científica na área de engenharia de petróleo, incentivando estudantes de diferentes estágios acadêmicos (graduação, mestrado e doutorado) a desenvolverem trabalhos de alto nível.

08/05/2020