Equipe da Poli-UFRJ vence desafio na Geocarioca2019

Os alunos de Engenharia Civil Alfredo Affonso Monteiro Marques, Antônio Jerônimo Pereira de Souza Júnior, Evelyn Anne Pereira dos Santos e KaoruTsuchiya formaram a equipe campeã,na categoria Graduação, do Geodesafio2019, realizado na última sexta-feira (6/12). A prova aconteceu ao fim do III Simpósio de Engenharia Geotécnica do Rio de Janeiro - Geocarioca 2019, promovido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS. A competição de perguntas sobre Geotecnia teve participação de equipes da PUC-Rio, Uerj e UVA.

O desafio consistiu em seis rodadas de oito perguntas e todas as equipes se enfrentaram uma vez. Cada pergunta era lida pela organização, e a equipe que apertasse o botão primeiro tinha o direito de responder. Caso acertasse a resposta, a equipe ganhava 10 pontos. Caso errasse, a pergunta passava para a equipe adversária. O vencedor de cada rodada ganhava três pontos.

A equipe da UFRJ ganhou duas partidas e perdeu uma (UFRJ 80x20 PUC; UFRJ 40x50 Uerj, UFRJ 80X0 UVA). Como houve empate no placar geral (6 pontos para UFRJ, Uerj e PUC), a UFRJ venceu por pontuação total (200 pontos contra 130 da PUC).

Além da experiência e satisfação da vitória, cada integrante da equipe recebeu como prêmio um voucher no valor de R$ 500,00 para compra de livros da Oficina de Texto e um kit presente da Geobrugg.
Os integrantes da equipe explicam que se dividiram para revisar os conteúdos do desafio já que estavam em período de provas e também com o tempo limitado em função de estágios, mas contaram mesmo com a base em Geotecnia, ênfase do curso de todos. “O que nos preparou de fato foram os conteúdos ministrados nas aulas na faculdade”, conta Alfredo, que está finalizando o oitavo período.

“Além disso, cada um de nós tem experiência em uma área específica, por isso nos unimos para formar nossa equipe. Basicamente cada um era responsável por um tema e puxava pra si a responsabilidade de resposta durante a competição”, acrescenta Evelyn. Ela acaba de concluir o último período, faltando finalizar o TCC para se formar, e diz que a competição serviu para fortalecer seu reconhecimento pela qualidade da sua formação na Poli-UFRJ.

Antônio, que está finalizando o nono período, faz coro com o sentimento da colega.“ Vencer esta competição contra outras universidades tão reconhecidas na Geotecnia nos permite demonstrar a qualidade do ensino proporcionado pelos professores do nosso curso, tanto no núcleo comum quanto na ênfase.”

Os estudantes destacam o incentivo e apoio recebido dos professores do departamento de Geotecnia como umtodo e, em particular aos professores Ian Shumann e Leonardo Becker.

Por compromissos acadêmicos e de estágios, nem todos os integrantes daequipe conseguiram acompanhar a programação do seminário Geocarioca2019, mas quem pode achou proveitoso. “É importante ter contato com profissionais com a experiência e conhecimento tão vasto como os que se apresentaram. Foi muito bom poder prestigiar a apresentação de nomes com grande significado no meio geotécnico”, avaliouKaoru, que finaliza o nono período.

11/12/2019