Docente da Poli-UFRJ recebe título de professor visitante honorário em universidade chinesa

Oscar Rosa Mattos, professor da Escola Politécnica, lotado no Departamento de Metalurgia e Materiais, trabalhando no Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC/COPPE/POLI/CT/UFRJ), integrado à Coppe, embarca para Pequim, na China, na próximaquarta-feira (4/12), a convite da University of Science and Technology Beijing (USTB). Mattos visitará o campus, dará uma palestra ecurso aos alunos, ereceberá o título de professor visitante honorário da instituição chinesa.

“Sinto-me honrado e surpresoao mesmo tempo em receber o convite de uma universidade tão renomada no cenário acadêmico. Neste primeiro contato, pretendo apresentar um resumo dos projetos que conduzimosem nosso laboratório, já que desenvolvemos métodos bastantes originais para estudar a corrosão no sistema de óleo e gás, que envolvem pessoal contratado (COPPETEC), alunos de graduação (POLITÉCNICA) e pós-graduação (COPPE). Também está prevista a realização de um curso básico sobre técnicas eletroquímicas, um tema já definido pelos chineses. A expectativa é grande, explica o professor.

“Acredito que o interesse dos chineses por nosso conhecimento tenha surgido depois departicipações de professores da UFRJ em plenárias europeias ou congressos em geral , e, no caso do LNDC, constantes publicações de artigosde ponta sobre corrosão em revistas científicas”, lembra Mattos, que também é “Editor in Chief daCorrosion Science”,revista na área de corrosão de maior impacto da área de corrosão/eletroquímica e isso pode ter também realçado o interesse dos chineses nas suas pesquisas.

Professor titular da Poli/UFRJ, Mattos é formado em Engenharia Metalúrgica pela POLI/UFRJ, com mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE/UFRJ e doutorado em eletroquímica no Laboratório Physique Des Liquides - Université Pierre et Marie Curie (Docteur D’ État).

02/12/2019