Alunos da Poli-UFRJ que participaram do HackaTruck ganham competição da Siemens

Após participarem do HackaTruck MakerSpace UFRJ – projeto de capacitação profissional no formato de um laboratório itinerante que ficou estacionado no campus do Fundão entre setembro e outubro – alunos de engenharia da Poli-UFRJ também participaram e ganharam a 4º edição do HackaSiemens do Brasil.

Breno Matos (Engenharia de Produção), Henrique Menezes (Engenharia de Computação e Informação), Nicolas Lizarralde (Engenharia de Controle e Automação) e Paulo Gomes (Licenciatura em Química) - ou equipe “Minervianos” - conquistaram o primeiro lugar da competição que tinha o objetivo de solucionar um problema de um cliente real do Setor de Oil&Gas utilizando o MindSphere, uma plataforma de IoT da Siemens. Além de um treinamento na plataforma da Siemens, a equipe também ganhou um prêmio de R$ 5 mil reais.

O projeto HackaTruck MakerSpace, em que cada um dos alunos havia participado anteriormente, foi dividido em aulas à distância e presenciais e ensinou os participantes a programar aplicativos para Iphone, utilizar sensores de Internet of Things (IoT), programar um chatbot, entre outras atividades.  O método de aprendizagem era baseado na estrutura Challenge Based Learning, onde os alunos aprendem por meio de desafios a serem solucionados.

“A princípio, eu e meu grupo achamos que seria um desafio  grande demais, mas resolvemos nos inscrever pela experiência. Havia participantes muito experientes, inclusive donos de startups do segmento de IoT para Oil&Gas. No dia 7 de novembro, apresentamos nosso projeto em um pitch de 10 minutos, com 5 minutos de perguntas, e nosso projeto foi escolhido o melhor.  Acreditamos que a maneira como os grupos são formados no HackaTruck MakerSpace, através do alinhamento de motivações, foi crucial para nós. Se não fosse por todo o conhecimento técnico que aprendemos no caminhão, principalmente de IoT, não teríamos ganho o HackaSiemens”, avalia  Paulo Gomes.

29/11/2019