Semana da Engenharia Nuclear da Poli-UFRJ mostra desafios e oportunidades

Um setor com desafios e muito potencial de crescimento e oportunidades. A sentença resume o discurso predominante em palestras, mesas-redondas e painéis da VII Semana da Engenharia Nuclear (SEN), realizada de 14 a 18 de outubro.  A programação contou com a participação de profissionais do mercado, alguns ex-alunos do curso da Poli-UFRJ, e enfatizou a diversidade de frentes de uso da energia nuclear - da produção de energia à agricultura, do diagnóstico e tratamento de doenças à propulsão aeroespacial. Também foi discutida a participação das mulheres no setor.

“Superamos nossas expectativas. A participação dos alunos e o nível dos debates foram excelentes e acredito deram mais motivação e segurança sobre o cenário que nos espera”, comentou Andrey da Costa, aluno do 8º período de Engenharia Nuclear (EN) e copresidente da SEN.Vinícius Vasconcelos, do 4° período, que participou da comissão de organização, destacou o aprendizado e networking. “Muito rico o contato com que já tem experiência. Os alunos ganham muito conhecimento e começam a fazer uma rede de relacionamento.

Já Mariana Silva de Aguiar, do 8° período de EN, apontou a visita à Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e o painel sobre acidentes nucleares (Chernobyl, Fukushima e Goiânia) como pontos altos da programação. “Precisamos saber o que aconteceu para aprender. Foram erros que não podem se repetir.”

Matheus Cardoso de Carvalho, do 4° período de EN, participou pela segunda vez de uma edição da Semana e acredita que a SEN é muito importante não só para os alunos da Nuclear,mas para os de outros cursos também. “Ela trazinformações que muitos desconhecem a respeito da Ciência Nuclear, das suas aplicações e das tecnologias que envolve no cenário nacional e mundial.As palestras, num geral, são muito informativas”, comentou destacando também o painel sobre os acidentes: “Foi importante não só para sabermos mais sobre as falhas, mas o que foi feito para resolver.”

O professor e coordenador do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, Paulo Frutuoso, que supervisionou o evento realizado por alunos de graduação em Engenharia Nuclear da Escola Politécnica e alunos de pós-graduação da Coppe, destacou o protagonismo dos organizadores e a importância que o contato estabelecido com empresas pode ter para os futuros profissionais. "Além da riqueza da programação, eles conseguem contato com as empresas e isso significa depois possibilidade de estágio, de emprego, e eventualmente até intercâmbio”, resumiu.

A Semana de Engenharia Nuclear teve patrocínio da Eletrobras, Rosatom, Framatome e apoios da Westinghouse, Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

14 DE OUTUBRO - SEGUNDA-FEIRA

6:00 - 17:00

Visita Técnica à INB - Indústrias Nucleares do Brasil

15 DE OUTUBRO - TERÇA-FEIRA (AUDITÓRIO HORTA BARBOSA - CT BLOCO A)