Site UFRJ

 

Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ participa de workshop sobre reciclagem de resíduos plásticos na Argentina

Notícias
 
Poli-UFRJ e Amazônica Energy firmam acordo para programas de cooperação em pesquisas e desenvolvimento científico e tecnológico

A Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) e a Amazônica Energy firmaram acordo para estabelecer programas de cooperação na realização de pesquisas e desenvolvimento científico e tecnológico. A parceria pretende estimular inovações na área de projetos de infraestrutura de gás natural e energia elétrica na região amazônica.

O documento foi assinado no último dia 9 na presença da diretora da Poli-UFRJ, professora Cláudia Morgado, do diretor adjunto de Projetos e Relações Institucionais (DAPRI) e coordenador do Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão (NPPG), professor Eduardo Qualharini, e do presidente da Amazônica Energy, Marcelo Araújo. Durante o próximo o mês será criado um “Escritório de Projetos", com o intuito de reconhecer as atividades e oportunidades da empresa nos próximos dois anos.

A Amazônica Energy é uma empresa brasileira de comercialização de gás natural, que desenvolve no momento um programa de distribuição deste produto na região amazônica. O programa se encontra em fase final de estruturação financeira e logística, e se propõe a iniciar operações no primeiro trimestre de 2023. O escopo contemplará bases de estocagem de gás natural liquefeito (GNL) em Barcarena e Itacoatiara, além de centros de distribuição em várias cidades, atendendo a termelétricas, clientes industriais e distribuidoras de gás da região.

Segundo Qualharini, a Amazônica Energy conta com a Escola Politécnica para a realização de estudos sobre aspectos específicos de engenharia (gerenciamento, planejamento e análise de escopo), além de estudos das interfaces ambientais. Em contrapartida, a Poli-UFRJ poderá beneficiar-se não apenas com os recursos oriundos da consultoria, mas também com a produção acadêmica associada a tais estudos, mobilizando professores e laboratórios. Os alunos serão beneficiados na medida em que forem alocados às equipes de realização dos estudos.

 

 

02/10/2019
Escola Politécnica da UFRJ

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli