InterpoliTalks reúne intercambistas brasileiros e portugueses para troca de experiência no dia 10/10

Com o objetivo de estimular o compartilhamento de experiência sobre como é estudar no exterior, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) convidou os alunos Thaís Ventura e Lucas Cerqueira, que fizeram intercâmbio na Politecnicodi Milano e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), respectivamente, e João Fonseca, intercambista na UFRJ vindo da FEUP, para palestraremem um evento aberto sobre suas vivências em outros países. A atividade será realizada na sala D-220 do Centro de Tecnologia, no dia10 de outubro, das 12h às 13h.

A iniciativa faz parte do projeto InterpoliTalks, um encontro organizado pelo grupo Interpoli e apoiado pela Diretoria Adjunta de Relações Internacionais da Escola Politécnica (DARI-Poli). As apresentações acontecem pelo menos três vezes por semestre e normalmente são tematizadas e classificadas por países. Na ocasião, os palestrantes vão abordarquestões e dificuldades enfrentadas por eles, comoprocedimentos dos editais, locação de apartamento, rotina acadêmica e proficiência linguística.

Segundo o presidente do Interpoli, Nicollas Moreira, ogrupo cria um ambiente acolhedor para os intercambistas e fortalece a imagem da UFRJ no cenário internacional. “A missão do grupo é dar todo suporte aos alunos de fora, proporcionando oportunidades culturais, acadêmicas e pessoais, minimizando as dificuldades e maximizando o aproveitamento durante o intercâmbio. Em consequência disso, melhoramos a imagem do Brasil no exterior, tornando a UFRJ uma universidade ainda mais procurada e respeitada”, explica Nicollas.

Aprovado no último processo seletivo do Interpoli, o aluno Fábio Batista Júnior, de Engenharia Mecânica, revela a importância de participar do grupo para sua formação: “Para mim, o Interpoli foi um diferencial no mundo acadêmico. É um projeto que faz você desenvolver suas competências tanto linguísticas quanto interpessoais. Ele não só te dá a oportunidade de realizar um intercâmbio cultural, mesmo sem sair da UFRJ, como também a de expandir seunetworking Brasil afora”.

Quem tiver interesse em participar do encontro ou se tornar um voluntário, pode entrar em contato pelo e-mail interpoli@poli.ufrj.br. Mais informações no site http://interpoli.poli.ufrj.br/.

02/10/2019