Site UFRJ

 

Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ participa de workshop sobre reciclagem de resíduos plásticos na Argentina

Notícias
 
Quarta turma de jovens de escolas municipais e estaduais conclui curso de introdução à Programação na UFRJ

       

A quarta turma do curso de extensão de ‘Introdução à Lógica de Programação’, do Laboratório de Informática para Educação (LIpE), fechou o programa no dia 14 de setembro. Com aulas semanais desde o fim de março, o curso capacitou 35 alunos do Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas e contou com a participação de 25 monitores, a maioria de graduações da Poli-UFRJ e de Ciências da Computação. No encerramento, houve apresentação de projetos de fim de curso.

Segundo Ricardo Jullian, diretor de Desenvolvimento Humano (DADH) da Poli-UFRJ e coordenador do projeto, os diferentes softwares criados surpreenderam tanto pela criatividade, quanto pelos códigos elaborados.

“Mas, para além do aprendizado sobre programação, acredito que o mais importante foi compreender a necessidade de persistir frente a dificuldades, pois a maioria dos alunos não possuía nenhuma noção de programação de computadores quando iniciou o curso. Outro aspecto muito importante foi o estímulo ao desenvolvimento de consciência crítica, principalmente nas aulas sobre Informática e Sociedade. E também destaco a percepção de que eles são capazes de trabalhar no chamado mundo da tecnologia”, comentou Jullian, informando que da carga horária semanal de quatro horas de aulas, três eram dedicadas à prática de Programação e uma a discussões sobre Informática e Sociedade.

O objetivo principal do projeto é incentivar jovens de escolas públicas a se aproximarem do universo acadêmico e vislumbrarem a possibilidade de estudar futuramente em uma universidade pública. E foi uma grande satisfação, para a coordenação do projeto e do LIpE, ter entre os monitores dessa turma três alunos de edições anteriores do curso, provenientes de escolas públicas, que atualmente são graduandos da UFRJ.

Mas não só para alunos – a maioria de escolas das regiões do Complexo da Maré e entorno - a experiência foi rica. Para os monitores, contribuiu para consolidar os conhecimentos na área de programação em Python e para ganhar experiência na área de ensino, além de fornecer horas de extensão.

O LIpE foi criado há 25 anos e é um laboratório de Extensão, do Departamento de Eletrônica e Computação da Poli-UFRJ e também vinculado ao Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides), do Centro de Tecnologia da UFRJ . O coordenador geral é o professor do Departamento de Eletrônica Antônio Cláudio Gómez de Sousa. A coordenação do Curso de Programação do LIpE é do técnico-administrativo Ricardo Jullian, em conjunto com o William Pessoa, aluno de Ciência da Computação, e André Sobral aluno de doutorado da área de Informática e Sociedade do PESC/COPPE.

       

18/09/2019
Escola Politécnica da UFRJ

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli