Site UFRJ

 

Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ participa de workshop sobre reciclagem de resíduos plásticos na Argentina

Notícias
 
Exposição de obras de arte feitas com resíduos eletroeletrônicos marca atividades do projeto LaWEEEda

Peças de computador, placas de vídeo e baterias transformadas em obras de arte, entre elas miniaturas de aviões, insetos, animais e até robôs. Com a proposta de chamar atenção para o reaproveitamento de resíduos eletroeletrônicos, o artista plástico Gilberto Vieira Mendes trouxe à Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) mais de dez esculturas e robôs feitos a partir de materiais reciclados, além de ministrar palestra e oficinas nos dias 4 e 5, que demonstraram o conceito de ensino e aprendizagem, com uso de tecnologia de baixo custo, para alunos e interessados no tema.

"O ser humano produz, em média, até 1,8kg de lixo por mês, e tudo o que você faz hoje, independentemente da área de atuação, deve ter como foco a preocupação com a sustentabilidade, por conta da conservação do planeta e porque a população já está mais consciente nas escolhas”, explica o artista.

Com a coordenação da professora Elen Pacheco, do Instituto de Macromoléculas e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ, a atividade fez parte do projeto LaWEEEda – Rede Latino americana e Europeia para Desenvolvimento, Pesquisas e Análise em Resíduos de Equipamentos Eletrônicos –, que no Brasil foi lançado pela Coppe/UFRJ e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Integrante do projeto, o diretor adjunto de Desenvolvimento Humano da Escola Politécnica, Ricardo Jullian Graça, reforça que a realização do evento também está principalmente vinculada ao interesse de sensibilização e capacitação de professores da Politécnica na utilização didática de resíduos eletroeletrônicos, através de novas metodologias de ensino.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), por ano, são produzidas mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo. Já o Brasil é o 4º país que mais produz lixo, com a produção de 11 milhões de toneladas, de acordo com o estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, elaborado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), atrás apenas dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º).

12/09/2019
Escola Politécnica da UFRJ

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli