Site UFRJ

 

Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ participa de workshop sobre reciclagem de resíduos plásticos na Argentina

Notícias
 
Poli tem novas diretorias adjuntas

A Congregação da Escola Politécnica da UFRJ homologou, no dia 28, a criação de três novas diretorias adjuntas: Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão – DAEEx, Diretoria Adjunta de Projetos e Relações Institucionais – DAPRI e Diretoria Adjunta de Tecnologia e Inovação – DATI. Homologou também a indicação da nova diretora da Diretoria de Relações Internacionais – DARI.

Segundo a diretora da Poli-UFRJ, Profª. Cláudia Morgado, a criação das novas diretorias foi necessária porque algumas funções importantes para a Escola não estavam conseguindo se estruturar num escopo muito amplo de algumas Diretorias, e a atual conjuntura exige um foco maior para se aproveitar as oportunidades de inovação na Educação em Engenharia e na captação de recursos. “Em outros casos, foi necessário integrar áreas, como é o caso da Diretoria de Ensino que foi integrada à Extensão, resultando na Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão –DAEEx”, explica.

A DAEEx está sob o comando do Prof. Edilberto Strauss, que dirigia a DADE e que é professor do Departamento de Eletrônica e Computação.As novas resoluções do CNE: Diretrizes Curriculares Nacionais da Engenharia e a Diretriz de Extensão para a Educação Superior Brasileira, aprovadas no final de 2018, preveem um prazo de três anos para implementar na grade curricular dos cursos de graduação no mínimo 10% da carga horária do curso em atividades de extensão.

“O Prof.Strauss se envolveu pessoalmente na redação da Resolução CES/CNE No 07/12/2018 - “Diretrizes de Extensão para a Educação Superior Brasileira”,que exigirá uma revisão dosplanos de ensino e pesquisa de nossos docentes, integrando projetos de extensão aprovados na Congregação e cadastrados na PR5 e inseridos como RCS-Ext para contabilizar as horas no SIGA. Apesar das atividades das empresas juniores, das equipes de competição e outras iniciativas poderem ser modeladas como atividades de extensão, segundo o conceito da nova Resolução, a oferta atual não cobre as mais 360 horas por curso ano por aluno que será demandada. Essa carga horária significativa não pode ser desperdiçada, precisa contribuir para a formação do engenheiro e precisa ser uma oferta da Escola Politécnica, não podemos perder 10% da nossa carga docente. Por isso, neste momento a Direção de Ensino terá sua prioridade na integração da extensão nos currículos como uma atividade intrínseca da atividade docente”, explica a diretora.

Sendo assim, a área de extensão foi separada da antiga Diretoria DADE e os projetos e cursos, além das relações com as fundações e instituições externas estão agora na nova Diretoria Adjunta de Projetos e Relações Institucionais - DAPRI, sob a responsabilidade do Prof. Eduardo Linhares Qualharini do Departamento de Construção Civil.

A captação de recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e Inovação, o apoio às equipes de competição, e o desenvolvimento de negócios tecnológicos serão administrados pela nova Diretoria Adjunta de Tecnologia e Inovação - DATI, sob a responsabilidade do Prof. Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto, do Departamento de Mecânica.

Houve mudança de direção na Diretoria Adjunta de Relações Internacionais - DARI, que agora é conduzida pela Profª.Carmen Lúcia Tancredo Borges, do Departamento de Engenharia Elétrica.

No mês passado, já tinha sido criada a Diretoria Adjunta de Carreira e Empreendedorismo - DACE, que está sob a responsabilidade da Profª. Maria Alice Ferruccio Rainho. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Engenharia propõem o acompanhamento de egressos, e a boa colocação dos alunos será um fator de avaliação importante. “Essa diretoria oferecerá treinamento para preparar nossos alunos para os processos seletivos, promoverá a relação da indústria com a Poli-UFRJ através de feira de estágios e eventos direcionados mercado de trabalho e também ao empreendedorismo”, reitera a diretora Cláudia Morgado.

As demais diretorias adjuntas da Poli-UFRJ são a Diretoria Adjunta de Desenvolvimento Humano – DADH, a Diretoria Adjunta de Gestão e Infraestrutura – DAGI, a Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis – DAPE e a Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa – DAPG.

30/08/2019
Escola Politécnica da UFRJ

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli