Site UFRJ

 

Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ participa de workshop sobre reciclagem de resíduos plásticos na Argentina

Notícias
 
Semana da Elétrica movimenta a Poli-UFRJ

Com o tema "A Energia que Moverá o Brasil", a Semana da Engenharia Elétrica Poli-UFRJ (SENEL) abordou diferentes trilhas de conhecimento. Entre os temas presentes: controle, automação e robótica, pesquisa, desenvolvimento e inovação, perspectivas do mercado de trabalho, sociedade e sustentabilidade, e sistemas de energia.  A comissão organizadora  contabilizou mais de 500 participantes.
 
Para o professor de Engenharia Elétrica da Poli-UFRJ e coordenador da SENEL, Robson Dias, a motivação do evento foi proporcionar ao aluno o contato com profissionais atuantes na área. "Nosso objetivo foi trazer o mercado para a universidade, mostrar as tendências da Engenharia e motivá-los no curso. Os membros da comissão organizadora ganharam muita experiência através das dificuldades e imprevistos. Tudo isso enriquece a formação do aluno e nos permite entregar para o mercado um engenheiro mais completo", comenta.
 
Temas atuais, como fontes renováveis de energia, redes elétricas inteligentes, Internet das Coisas (IoT) e veículos elétricos, foram abordados durante o evento. "As expectativas de crescimento para o Brasil são altas e precisamos estar preparados para atender essa demanda crescente, sempre com a visão na sustentabilidade", afirma o professor.
 
Como parte da programação, um novo projeto de medidores elétricos que detecta quatro tipos de fraudes foi apresentado pela Light aos participantes; além disso, os grandes desafios para a Engenharia foram abordados em uma palestra no último dia de evento por Nelson Martins e José Roberto Boisson de Marca, associados do IEEE e organizadores do Grand Challenges for Engineering no Brasil; os alunos também puderam se informar sobre oportunidades de estágio oferecidas pela Fundação MUDES e participar de outras diversas atividades. 
 
Ao refletir sobre o progresso da SENEL, o estudante Luiz Henrique Pinto Queiroga, do 6° período da Engenharia Elétrica e membro da comissão organizadora pela segunda vez, observou: "Nós melhoramos bastante nosso marketing e identidade visual, fizemos capacitações internas, mas o nosso grande diferencial foi conseguir palestrantes de relevância nacional". 

30/08/2019
Escola Politécnica da UFRJ

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli