Sustentabilidade do ciclo alimentar em foco na 14ª edição da Ambientável

A Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) promove entre os dias 27 e 30 de agosto, das 8h às 18h, a 14ª edição da Ambientável, semana acadêmica de Engenharia Ambiental, que promove o debate sobre os problemas ambientais e soluções criativas para o setor, a partir de palestras, workshops e minicursos. Aberto aos interessados, o evento é gratuito e será realizado no Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão.

Organizado por alunos de graduação em Engenharia Ambiental, o encontro tem como tema “Fome de mudança: alimentando o ciclo de um Brasil Sustentável” e recebe palestrantes de diversas instituições do país e profissionais de mercado.

“É um momento importante para a interação entre os alunos, visitantes e palestrantes. A programação permite extrapolar os conteúdos do curso e viver novas experiências, fundamental na área ambiental. E discutir os caminhos da alimentação é fundamental. Dentro desse ciclo perpassam vários assuntos de interesse, como uso do solo e da água, defensivos agrícolas, modais de escoamento, saúde, resíduos e economia. Ou seja, teremos uma ótima oportunidade para discussão e aprendizagem”, destaca a coordenadora do evento, professora Monica Pertel.

A cerimônia de abertura ocorre às 9h, no auditório André Rebouças, com a presença dos diretores da Escola Politécnica, profª. Cláudia Morgado, Escola de Química, profº. Eduardo Mach, da diretora acadêmica da COPPE, profª. Lavinia Borges, além da coordenadora do evento, profª. Monica Pertel e da representante do Grêmio Acadêmico da Engenharia Ambiental (GAEA), Maria Carolina Moreira.

Na programação estão palestras sobre agricultura alimentar, mudanças climáticas, uso de agrotóxicos, processamento de resíduos orgânicos e modelo de negócio que promove a regeneração da floresta, e mesas-redondas sobre logística de distribuição e descarte de alimentos, entre outras. Os interessados podem conferir a programação completa e fazer inscrição pelo site (http://ambientavel.poli.ufrj.br/).

22/08/2019