PEU/POLI participa do lançamento do AIR Centre no Parque Tecnológico/UFRJ

Foram inaugurados em 9 de agosto no Parque Tecnológico da UFRJ o  AIR Centre/ Rio de Janeiro e o Living Lab Rio, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor. Sediado no LAMCE/COPPE, o AIR Centre está aberto a todas as unidades da UFRJ, e o Programa de Engenharia Urbana (PEU/POLI) já participou da reunião inaugural, representado pelo Prof. Fernando Rodrigues Lima, e contando com o parceiro BRAFITEC há 8 anos, a UTC (Universitéde Technologie de Compiègne/França), representada pelo Prof. Gilles Morel.

A ponte entre a POLI, a UTC eo AIR Centre vem sendo conduzida por Leonardo Melo, Gerente de Relações Institucionais do Parque, e já conta com dois projetos em início de desenvolvimento: o Prof. Gilles desenvolve uma plataforma flutuante multipropósito (laboratório, sala de aula, expositor, etc), com apoio do LabOceano, da FAU e da EBA; e o Prof. Fernando desenvolve asimulação e logística emergencial para cheias urbanas, em parceria com as equipes do LAMCE e do LHC, com apoio do  Prof. Marcelo Miguez, também do PEU/POLI.

O AIR Centre é um projeto que tem como objetivo promover novos conhecimentos sobre mudanças climáticas e questões relacionadas ao Oceano Atlântico, conectando tecnologias de águas profundas a tecnologias espaciais por meio da cooperação global.Com sede física nos Açores (Portugal), o AIR Centre congrega governos, universidades, centros de investigação e empresas internacionais. Já fazem parte do projeto Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai, São Tomé e Príncipe, e como observadores, Reino Unido e África do Sul.

O Living Lab Rio é um laboratório urbano aberto, voltado para aplicação, uso e estudo de soluções inovadoras que contribuem para tornar as cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.  Está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e foi concebido em parceria com a Prefeitura e com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é avaliar técnica e economicamente os impactos observados e possibilitar que seja replicado nas demais cidades do país.

22/08/2019