Biblioteca do CT vai ampliar seu horário de atendimento

A partir de hoje (29), a Biblioteca Central do Centro de Tecnologia da UFRJ vai ampliar seu horário de atendimento ao público. A Biblioteca, que antes atendia de 8h às 18h, agora passa a funcionar de 7h às 19h. O objetivo, segundo a direção da instituição, é permitir que os estudantes tenham mais tempo não só para fazer empréstimos e consultas ao material bibliográfico, como também garantir que estes tenham possibilidade de usar o espaço para estudo por mais tempo.

“A ampliação do horário de funcionamento era uma demanda antiga dos nossos usuários, o que já havia sido detectado nos estudos que são feitos periodicamente por nossa equipe”, explica Francisco de Paula Araújo, bibliotecário-chefe da Biblioteca Central do CT.

A Biblioteca do CT, que em setembro completará 46 anos, possui 74.280 mil títulos e 246.137 mil exemplares das áreas de ciências exatas e tecnológicas, incluindo teses e dissertações, além de um pequeno acervo literário de diferentes segmentos para a descontração do aluno. No canal do Youtube da Biblioteca, há uma série de vídeos que ensinam como fazer reserva de livros, renovação de empréstimos e  pesquisas no portal Capes. Para saber se uma obra está disponível, é preciso acessar a Base Minerva (www.minerva.ufrj.br) e preencher os campos com as informações solicitadas. Para realizar um empréstimo, basta apresentar o CPF para inscrição no banco de dados.

Além das prateleiras com o acervo, o ambiente é composto por mesas de estudo, sofás para descanso, uma sala com computadores e disponibiliza wifi livre para acesso dos usuários. Alguns serviços são oferecidos pelo local, como a orientação e capacitação dos usuários nas pesquisas feitas no portal Capes e nas bases de dados e buscas monitoradas de artigos e documentos que eventualmente os usuários tenham dificuldades na localização.

A Biblioteca Central do CT está localizada na Avenida Athos da Silveira Ramos, nº 149, bloco B, 2º andar, Prédio do Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária (Fundão), Rio de Janeiro-RJ. Outras informações podem ser acessadas no site da instituição (www.biblioteca.ct.ufrj.br) ou pelos telefones (21) 3938-7304/7291.

29/07/2019