Site UFRJ

 

Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ participa de workshop sobre reciclagem de resíduos plásticos na Argentina

Notícias
 
Alunos da UFRJ participam de encontro que debate as soluções para inundações urbanas e melhoria da qualidade da água 

Entre os dias 22 e 26 de julho, das 9h às 18h, a Escola Politécnica da UFRJ, por meio do Programa de Engenharia Urbana (PEU), recebe a 10ª edição do HydroLatinAmerica (HYDROLAT), encontro acadêmico organizado pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), que reúne diversas universidades latino-americanas e busca debater a respeito da modelagem matemática, proposta de soluções para inundações urbanas e melhoria da qualidade da água, através de palestras e oficinas de projeto.

Cada universidade ficou responsável por mobilizar uma equipe de trabalho, formada por alunos de graduação, mestrado e doutorado, e a UFRJ será representada pelos seguintes participantes: Francis Martins Miranda (doutorado), Carolina Lopes Carvalho (mestrado), João Paulo Rebechi Fraga (mestrado), Caroline Sales Saturnino dos Santos (graduação) e Rodrigo Konrad Machado (graduação).

“O Hydrolat possibilita o contato com diferentes professores e atualização sobre as pesquisas que vêm ocorrendo sobre o tema de hidrologia urbana e drenagem urbana sustentável. Além disso, chama atenção para necessidade de vencer barreiras, de língua e culturais, para se chegar a um objetivo comum”, explica o professor Marcelo Miguez, especialista em Recursos Hídricos da Poli-UFRJ.

A programação também prevê um desafio aos alunos, a partir da utilização de programas computacionais como Stormwater Management Model - SWMM, da United States Environmental ProtectionAgency (em português, Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), um software aberto e gratuito, que serve para solucionar problemas de redes de drenagem, combinando medidas verdes e cinzas na composição da solução de projeto. No último dia de evento, os grupos apresentam formalmente seus resultados de modelagem e propostas de intervenção, em um seminário.

Essa será a segunda vez que o evento ocorre na UFRJ, tendo a primeira versão ocorrido em 2013.

 

12/07/2019
Escola Politécnica da UFRJ

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli