Professora Eloisa Biasotto Mano (1924 – 2019)

A Direção da Escola Politécnica se solidariza a familiares e amigos da Professora Emérita Eloisa Biasotto Mano, falecida ontem (9/6). Com reconhecimento internacional, é considerada a patronesse da pesquisa de polímeros no país. Ela fundou (1977) e dirigiu até sua aposentadoria compulsória (1994) o Instituto de Macromoléculas – IMA do Centro de Tecnologia da UFRJ, que leva o seu nome.

Nascida em 1924, no Rio de Janeiro, graduou-se em Química Industrial (1947) e Engenharia Química (1955) pela Escola Nacional de Química (ENQ) da Universidade do Brasil, UB, atual Escola de Química, EQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Daí em diante a Professora Eloisa Mano complementou a sua formação com estudos nos Estados Unidos e Inglaterra, retornou ao país e teve um trajetória brilhante e de fundamental importância para o ensino e pesquisa na área de polímeros no Brasil.

Apresentamos um link para o documentário “Professora Eloisa Biasotto Mano - A vida de uma pesquisadora”, realizado em 2014, quando ela estava com 90 anos, que registra parte de sua vida e obra, evidenciando seu amor pela química, pela pesquisa, pela ciência. https://www.youtube.com/watch?v=IgJyxemsfko&feature=youtu.be

10/06/2019