UFRJ se destaca entre universidades que mais colaboram com a indústria

Uma pesquisa divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizada pela empresa Clarivate Analytics, aponta que entre 2011 e 2016 a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a que mais colaborou com a indústria com pesquisas em uma comparação com outras 19 universidades do país. Com uma pontuação de 1.85%, o relatório “Research in Brazil” vê na parceria com a Petrobras SA um dos principais motivos para o resultado. O relatório utilizou recursos bibliométricos para fazer a avaliação do desempenho de trabalhos de pesquisa brasileiros publicados dentro desse período na Web of Science, cujo acesso é feito através do portal da CAPES, e procurou apontar como a pesquisa nacional está mudando e como o desempenho tem sido afetado por transformações recentes.

Confira o relatório na íntegra:

05/06/2019