Site UFRJ

 

Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ participa de workshop sobre reciclagem de resíduos plásticos na Argentina

Notícias
 
Poli-UFRJ participa de projeto internacional no setor de Engenharia Automotiva que visa gerar impacto tecnológico na América Latina

Você sabia que a Poli-UFRJ participa de um projeto para difundir tecnologias associadas ao setor automotivo? Trata-se do ASCENT, projeto que envolve instituições parceiras europeias e da América Latina como a Escola Politécnica da UFRJ, para que possam desenvolver centros de competência em Engenharia Automotiva e gerenciamento de vendas, facilitando o caminho do aluno para uma futura atuação na indústria ou em áreas de pesquisa.

O projeto ASCENT é um programa da União Europeia financiado pela Erasmus + Capacity Building. Coordenado pela segunda maior universidade de ciências aplicadas da Áustria, a FH Joanneum, ele conta com um orçamento de mais de 990 mil euros e com a parceria das seguintes Universidades: Hochschule Aalen (Alemanha); Universidad Nacional Sur e Universidad Nacional de La Plata (Argentina); Poli-UFRJ e EP-USP (Brasil); ITESM Monterrey - Saltillo Campus e Universidad Iberoamericana Mexico City (México); Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) e AVL List Gmbh (empresa austríaca).

O projeto tem duração de 3 anos e são previstas reuniões frequentes visando a troca de experiências e conhecimentos na área da Engenharia Automotiva, bem como treinamento dos participantes, para que se estabeleçam estratégias que aperfeiçoem a cooperação entre universidade e mercado.

A primeira reunião de treinamento ocorreu em novembro de 2018, entre os dias 12 e 15, em Bahia Blanca na Argentina, onde o foco foi apresentar as tendências do setor.

A segunda reunião foi realizada na cidade de Saltillo, México, em dezembro do mesmo ano, entre os dias 17 e 19. Além do treinamento, intitulado “Train the Trainer”, houve sessões específicas para troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

O próximo treinamento já tem data marcada; acontecerá de 25 a 28 de março, na Universidad Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina.

Para Rogério Nascimento, integrante da equipe coordenada pelo professor Fernando Castro Pinto, a expectativa para este e os próximos encontros — inclusive, um que está previsto para maio com sede na Escola Politécnica UFRJ — é que a colaboração na troca de informações possa capacitar pessoas para que a engenharia automotiva nos países em desenvolvimento da América Latina seja aprimorada.

“No Brasil, Projetos Erasmus+ são o que há de mais importante em termos programas de intercâmbios entre universidades. A participação da Escola Politécnica nesse projeto é extremamente importante, pois são poucos os projetos Erasmus+ que são focados em pesquisa, cujo objetivo principal seja produção científica e não mobilidade acadêmica.

A Poli-UFRJ estar fazendo parte, mostra para toda a comunidade acadêmica envolvida que ainda somos uma referência no Brasil e na América Latina em termos de engenharia”, afirma Nascimento.

Conheça o projeto no site: https://ascent.fh-joanneum.at/index.html


 

28/01/2019
Escola Politécnica da UFRJ

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli