Docentes da Poli-UFRJ recebem prêmio de entidade mundial

No próximo dia 18 de dezembro, às 18h, na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), os professores da Escola Politécnica da UFRJ, Paulo Couto e Juliana Baioco recebem da Society ofPetroleumEngineers (SPE),o prêmio de excelência ‘SPE Brasil 2018’, nas categorias Distinção do Ensino e Pesquisa,e Espírito de Liderança e Contribuição para Sociedade e Profissionais de Engenharia, respectivamente.

Couto é formado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFSC.É professor do Departamento de Engenharia Industrial da UFRJ, atuando no curso de graduação em Engenharia do Petróleo, eprofessor colaborador no Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ.

“Sou professor desde 2006 e acompanhei a formatura de todas as turmas de Engenharia de Petróleo. Fiquei muito feliz e honrado com a indicação, pois o prêmio reconhece todo trabalho que desenvolvi ao longo do tempo. Tudo isso demonstra a qualidade do ensino que estamos proporcionando na maior universidade pública do país”, destaca Couto, que também será indicado para concorrer ao SPE LatinAmerica&CaribbeanAward.

Já Juliana considera que o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na universidade. E celebra: “Fico extremamente honrada e com uma responsabilidade a mais agora para fazer jus ao prêmio. É uma consolidação do trabalho desenvolvido ao longo de anos”. Juliana é formada em Engenharia de Petróleo pela Poli-UFRJ epossui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia Civil pela PEC/COPPE/UFRJ, além de ser pesquisadora no Laboratório de Métodos Computacionais e Sistemas Offshore (LAMCSO).

Docentes da Poli-UFRJ recebem prêmio Inventor Petrobras 2018

Os professores Alexandre Alho, Marta Tapia e Peter Kaleff, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli-UFRJ, recebem o Prêmio Inventor Petrobras 2018, no dia 12, em cerimônia no Cenpes. A homenagem decorre do pedido de patente do Sistema Externo de Movimentação de Fluídos em um Tanque de Armazenamento. O projeto foi desenvolvido pelos docentes para a Transpetro.

O projeto envolveu o desenvolvimento de um sistema inovador para facilitar o desempenho operacional e a manutenção de um tanque para armazenamento de óleo. Trata-se de um sistema que não utiliza impelidores (hélices), mas um sistema externo de bombeamento para fazer a movimentação e, assim, evitar a formação de borra, o que facilita a manutenção.

Além dos três professores, participaram do projeto sete alunos de graduação da Engenharia Naval e Oceânica da Poli-UFRJ. Entre eles, dois estudantes espanhóis participantes de um programa de intercâmbio de graduação na instituição.

A professora Marta Tapia ressalta que para desenvolver o sistema, a equipe de professores e alunos envolvidos utilizou simulações numéricas, cujos resultados foram validados em testes com um modelo em escala reduzida. Esses testes foram realizados em parceria com o Laboratório de Caracterização da Dinâmica de Escoamentos de Fluidos - Lacad, da Divisão de Metrologia e Dinâmica de Fluidos- Dinam/Dimci do Inmetro.

04/12/2018