Futuro da energia elétrica em pauta na UFRJ

No dia 8 de novembro, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ)realizou o workshop “A energia que moverá o Brasil”, no Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão. O objetivo do eventofoidebater como ficará no futuro a matriz energética no país, principalmente, com a crescente popularização de fontes de energias alternativas, como solar e eólica.

A programação incluiu palestras sobre a operação do sistema elétrico e os desafios para o futuro, geração distribuída e fontes renováveis; sustentabilidade;e eficiência energética.O workshopfoi organizado por alunos de Engenharia Elétrica da Poli-UFRJ, sob a coordenação do professor Robson Francisco Dias, do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE eDepartamento de Engenharia Elétrica da Poli-UFRJ.

“Muitas de nossas linhas de pesquisas procuram solucionar os possíveis problemas que podem surgir com esse cenário futuro e buscamos estar na vanguarda do desenvolvimento dessas tecnologias. Sendo assim, tratou-se de uma atividade importante para os alunos e universidade, por abrir um ambiente para se debater os caminhos que a engenharia elétrica deve seguir nesse contexto”, avalia Dias.

E completa: “A ideia do evento também foimotivar alunos de graduação e pós-graduação, professores e ex-alunos, profissionais jovens atuantes no setor, já pensando na próxima Semana da Engenharia Elétrica (SENEL), que já está sendo organizada para o ano de 2019”.

04/12/2018