MinervaBots conquista duas medalhas de bronze na Winter Challenge

Na última edição do Winter Challenge, o maior torneio de robótica da América Latina, a equipe MinervaBots, da Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ), subiu ao pódio duas vezes. Os robôs Zé Pequeno e Treta ficaram em terceiro lugar nas categorias sumô autônomo (500g) e sumô LEGO (1kg), respectivamente. Além disso, este ano a equipe estreou quatro novos robôs -- Piranguinho, Xtronda, Barraco e Puro Malte --, que conseguiram derrotar antigos medalhistas de competição.

Encerrado no último domingo (8), o Winter Challenge é realizado no sistema de dupla eliminatória, em que um robô não é excluído da disputa se perder um combate, mas pode até levar o ouro, desde que seja o campeão da “chave dos perdedores” e derrote a “chave dos vencedores”. Segundo Gabriel Dias, capitão da MinervaBots e estudante de Engenharia Elétrica da Poli-UFRJ, a equipe teve problemas para adaptar os robôs ao local de prova, o que contribuiu para que alguns deles fossem eliminados logo no primeiro ou no segundo duelo. Nesse caso, o grande problema é a quantidade de lutas, que para os perdedores pode ser até duas vezes maior do que para os vencedores.

Apesar das dificuldades, Gabriel afirma que a MinervaBots evoluiu bastante desde o ano passado, quando voltou do Winter Challenge sem medalha alguma. “Muitos robôs tiveram um desempenho excelente, considerando que precisaram receber modificações de última hora para chegar a um nível competitivo. Até mesmo robôs que não chegaram ao pódio conseguiram vitórias contra medalhistas internacionais”, diz.

A 14ª edição do Winter Challenge aconteceu no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul-SP. Mais de 500 robôs disputaram títulos em 17 categorias, incluindo luta, futebol e hóquei.

Desde 2012, quando foi criada, a Minerva Bots já ganhou, além do Winter Challenge, 17 prêmios nacionais e um convite para o grande mundial de robótica japonês, o International Japan Robot Sumo.

13/07/18