Comitiva do Nepal visita Poli-UFRJ e troca experiência sobre gerenciamento de riscos de desastres

A Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) recebeu na manhã desta segunda-feira (18/6) uma comitiva de quatro membros do Governo do Nepal e um professor da Universidade de Burapha, da Tailândia, num encontro sobre gestão de riscos e desastres. O objetivo do grupo é conhecer os trabalhos realizados na Escola Politécnica e em instituições do Rio de Janeiro, no que diz respeito ao tema.

O encontro começou com apresentações do vice-diretor da Escola Politécnica da UFRJ, professor Vinicius Carvalho Cardoso, e do diretor de Relações Internacionais, professor Vitor Ferreira Romano, sobre a instituição, seguida de uma apresentação de Yam Lal Bhoosal, membro da comitiva do Nepal, sobre o plano de recuperação do país, após a devastação causada por terremotos em 2015.

A programação do encontro foi organizada pelo professorMarcos Barreto de Mendonça, chefe do setor de Geotecnia do Departamento de Construção Civil da Poli-UFRJ. Além do programa de palestras de professores da instituição, seguidas de debate, a comitiva vai conhecer o trabalho desenvolvido no Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro e também da Secretaria Estadual de Defesa Civil, amanhã (19/6). E na quarta-feira, visitará Nova Friburgo, onde houve o grande desastre associado a inundações e deslizamentos em 2011.

Os temas das apresentações feitas pelos professores da Poli-UFRJ foram  gerenciamento de áreas de risco no Brasil, educação para redução de desastres, soluções de habitação, mapeamento de riscos de deslizamentos e de inundações e medidas de mitigação.

“O professor Theraphong Bualar, da Universidade de Burapha, na Tailândia, é responsável por levar esta comitiva da NRA - The National Reconstruction Authority - para conhecer a experiência de diversos países na area de redução de riscos. Ele fez contato após conhecer alguns trabalhos que publiquei sobre redução de riscos, e decidimos organizar um encontro. Este intercâmbio é uma oportunidade para trocarmos experiências importantes”, explica o professor Marcos Barreto de Mendonça.

Também participaram do encontro e fizeram apresentações os professores Alessandra Conde de Freitas, André de Souza Avelar, Leandro Torres Di Gregorio e Marcelo Gomes Miguez.

18/06/18