Alunos da Poli promovem segunda edição do Hackathon UFRJ

Estudantes da UFRJ se reuniram por 48 com um único intuito de criar soluções inovadores pára antigos problemas que assolam a Universidade. Esse foi o foco da segunda edição do Hackthon UFRJ, maratona de programação promovida pelo curso de Engenharia Eletrônica e de Computação, aconteceu no Centro de Tecnologia (CT) entre os dias 29/8 e 31/8. O objetivo do evento é envolver os alunos para que, juntos, produzam serviços capazes de auxiliar no dia a dia universitário.

Na segunda edição do evento, que contou a participação de vários alunos da Escola Politécnica, foram abordados temas como segurança, transporte e comunicação e resultaram em sete projetos diferentes. Para Vitor Costa, aluno do curso de Engenharia Eletrônica e da Computação e um dos organizadores, o Hackathon pretende ser um espaço que dê voz e participação à comunidade acadêmica. “Não podemos apenas esperar que as soluções venham de autoridades ou caiam do céu. Se nós vivenciamos os problemas, também podemos ajudar a solucioná-los”, afirmou o estudante.

O evento foi divido em duas etapas, no primeiro dia foram promovidas palestras com membros do Complexo Hospitalar, da Superintendência de Políticas Estudantis (Superest) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFRJ), que explicaram algumas das dificuldades já monitoradas. Após disso, os alunos tiveram 48 horas para pensar em projetos e desenvove-los. A organização do evento ainda se resposabilizou pela organização do espaco e ofereceu tod a estrutura para os alunos pudessem pudessem produzir, dormir e se alimentar durante esse período. No último dia, os projetos foram apresentados para um júri formado por membros da Universidade e profissionais de tecnologia.

Em primeiro lugar ficou o aplicativo “Projeto Hermes”, que propõe maior integração entre as unidades, aprimorando a comunicação e a divulgação de eventos; em segundo, o aplicativo “Se liga aê”, que trazia uma sistematização das vagas de cursos, oportunidades, eventos e distribuição de certificados; e em terceiroo “Juice”, aplicativo que permite acompanhar a vida acadêmica de maneira mais intuitiva por meio de gráficos das disciplinas já cursadas e outras funcionalidades. Os projetos serão discutidos pela Universidade e poderão ser postos em prática.

12/09/17