Site UFRJ

 

Untitled Document

Notícias
 
Alunos da Poli promovem segunda edição do Hackathon UFRJ


Estudantes da UFRJ se reuniram por 48 com um único intuito de criar soluções inovadores pára antigos problemas que assolam a Universidade. Esse foi o foco da segunda edição do Hackthon UFRJ, maratona de programação promovida pelo curso de Engenharia Eletrônica e de Computação, aconteceu no Centro de Tecnologia (CT) entre os dias 29/8 e 31/8. O objetivo do evento é envolver os alunos para que, juntos, produzam serviços capazes de auxiliar no dia a dia universitário.


Na segunda edição do evento, que contou a participação de vários alunos da Escola Politécnica, foram abordados temas como segurança, transporte e comunicação e resultaram em sete projetos diferentes. Para Vitor Costa, aluno do curso de Engenharia Eletrônica e da Computação e um dos organizadores, o Hackathon pretende ser um espaço que dê voz e participação à comunidade acadêmica. “Não podemos apenas esperar que as soluções venham de autoridades ou caiam do céu. Se nós vivenciamos os problemas, também podemos ajudar a solucioná-los”, afirmou o estudante.


O evento foi divido em duas etapas, no primeiro dia foram promovidas palestras com membros do Complexo Hospitalar, da Superintendência de Políticas Estudantis (Superest) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFRJ), que explicaram algumas das dificuldades já monitoradas. Após disso, os alunos tiveram 48 horas para pensar em projetos e desenvove-los. A organização do evento ainda se resposabilizou pela organização do espaco e ofereceu tod a estrutura para os alunos pudessem pudessem produzir, dormir e se alimentar durante esse período. No último dia, os projetos foram apresentados para um júri formado por membros da Universidade e profissionais de tecnologia.


Em primeiro lugar ficou o aplicativo “Projeto Hermes”, que propõe maior integração entre as unidades, aprimorando a comunicação e a divulgação de eventos; em segundo, o aplicativo “Se liga aê”, que trazia uma sistematização das vagas de cursos, oportunidades, eventos e distribuição de certificados; e em terceiroo “Juice”, aplicativo que permite acompanhar a vida acadêmica de maneira mais intuitiva por meio de gráficos das disciplinas já cursadas e outras funcionalidades. Os projetos serão discutidos pela Universidade e poderão ser postos em prática.

 


REDES SOCIAIS:
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

12/09/17
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Escola Politécnica da UFRJ
Jornalista: Thais Vieira
Telefones:(21) 3938-7301

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli