UFRJ assina acordo de revalidação de diplomas com a Universidade do Porto

O acordo assinado entre a UFRJ e a Universidade do Porto simboliza mais um passo à frente da Escola Politécnica para se tornar uma das maiores instituições do Brasil. No mês passado, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, e o reitor da Universidade do Porto Sebastião de Azevedo, firmaram uma parceria de revalidação de diplomas de cursos da área de Engenharia. Neste cenário, os alunos formados em Engenharia por uma das duas universidades terão a oportunidade de revalidar seus diplomas de forma automática na outra instituição. Antes da formalização do acordo, as Universidades precisavam fazer uma rigorosa análise curricular. Agora, os alunos dos cursos contemplados terão seus diplomas revalidados em no máximo 30 dias úteis.

Foto: Universidade do Porto

Esse primeiro acordo de revalidação de diplomas é uma iniciativa inédito entre universidades do Brasil e de Portugal e servirá para consolidar as bases de parcerias futuras , que abrangerão a Escola de Química e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, já plenamente envolvidas nas negociações. A iniciativa foi realizada com a participação das Reitorias das duas universidades, bem como da Escola Politécnica da UFRJ e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Feup), por meio de suas Diretorias de Relações Internacionais. Para Anna Carla Araújo, diretora adjunta de relanções internacionais da Escola Politécnica, este acordo é de extrema importância pois a Poli está sendo pioneira nessa empreitada, o que "é bom para a UFRJ e para o aluno da UFRJ, que agora pode revalidar o diploma em uma outra universidade de renome, como é a Universidade do Porto".

Confira na lista abaixo os cursos que foram contemplados no acordo:

Estão contemplados pelo acordo os seguintes cursos de graduação de Engenharia da UFRJ: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Eletricista, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Eletrônica e Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais.

Da Universidade do Porto, os cursos que fazem parte são os de mestrado integrado de Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (exceto o ramo de Telecomunicações), Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia Informática e Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Também alguns cursos de licenciatura pré-Bolonha, com duração de cinco anos e em vigor até 2006, são considerados: licenciatura em Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia Informática e Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

15/08/17