Curso de Engenharia e Gestão de Processos de Negócios – EGPN360 – tem turma confirmada! Início em 16 de setembro de 2017. Últimas vagas disponíveis!!

O EGPN360 é um curso de pós-graduação da UFRJ, lato sensu, nível ‘MBA’, reconhecido pelo MEC, com 360 horas-aula, que provê certificado oficial da UFRJ. Desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ, a 1ª edição do EGPN360 está com inscrições abertas e tem aulas com início previsto para 16 de setembro de 2017.

O EGPN360 constitui-se como um curso de 360 horas-aula de duração, com uma agenda que busca cobrir todo o espectro de questões em torno da Engenharia e Gestão de Processos de Negócio – na imagem, propiciar uma visão de 360o. E que sirva para praticamente todas as demandas do ano (360 dias, ‘arredondando’). Tem por objetivo apresentar uma visão ampla e articulada das contribuições da abordagem por processos (da Engenharia e Gestão de Processos de Negócios) e áreas de conhecimento relacionadas, nas organizações tradicionais e modernas.

Comporta, em seu projeto pedagógico, estudos de casos aprofundados de diversos setores e uma carga de atividades práticas, aplicadas sempre que possível a questões do dia-a-dia profissional e/ou empreendedor do discente; e o detalhamento das técnicas associadas às diversas aplicações (ou desdobramentos) da Engenharia e Gestão de Processos de Negócios: Gestão de Operações; da Logística e da Cadeia de Suprimentos; de Operações de Saúde; de Competências e do Conhecimento Organizacional; de Projetos; da Tecnologia e da Inovação; de Riscos e Compliance; sob a orientação da Gestão Estratégica.

Aborda ainda, de forma destacada, a Gestão da Tecnologia da Informação e Automação (TIA), aspecto indissociável da EGPN contemporânea, com destaque para as aplicações associadas aos conceitos emergentes relacionados à Manufatura Inteligente e à Indústria 4.0; à Internet das Coisas, de Todas as Coisas; aos Ecossistemas e Modelos de Negócio Digitais; tendo em vista o fenômeno de crescente digitalização dos processos e, consequentemente, da economia. Ou seja, a grande onda de conformação de uma economia digital, ora em curso.

Neste sentido, visa desenvolver um perfil de profissional capaz de aplicar efetivamente os conceitos, ferramentas e experiências de EGPN em projetos de modelagem, análise e melhoria de processos de negócio; projetos de automação de processos de negócio (BPMN, BPMS); projetos de implantação de sistemas integrados de gestão; gerência de operações orientada por processos de negócio; a concepção e operação de modelos de negócios digitais. Ou seja, formar um profissional capaz de gerir o negócio por processos, através de suas diversas aplicações (ou desdobramentos).

Para maiores informações entre em contato com o coordenador do curso, Prof. Renato Cameira (cameira@poli.ufrj.br).

08/08/17