Equipe da Poli chega à semifinal do Campeonato Nacional da Enactus Brasil 2017

A Equipe Enactus da Escola Politécnica participou, na última semana, do Evento Nacional Enactus Brasil 2017, organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. A equipe da UFRJ nos reprensentou muito bem, chegando as semi-finais da competição. Além disso, foram dois dias de palestras e mesas redondas, simpósio e networking (entre as Enactus, professores e empresários que são os juízes do campeonato). Para Mateus Marques, integrante da Enactus UFRJ, este é um dos aspectos mais importantes do evento, “A importância participar do campeonato é a troca entre as Enactus de todo o brasil, tudo o que a gente pode aprender e trocar, ver outras pessoas que tem o mesmo objetivo que nós - impactar vidas - é muito inspirador”.

O campeonato é a parte do evento na qual as Enactus apresentam os projetos. São 60 Enactus na liga principal do campeonato, metade passa para semifinal e dessas 30 restantes cinco vão para a grande final onde uma ganha o direito de representar o Brasil no campeonato mundial, que este ano vai acontecer em Londres, na Inglaterra. As apresentações do campeonato são julgadas por empresários que ao final trazem feedbacks sobbre os times podem continuar evoluindo.

Nesta edição, a equipe da UFRJ levou três projetos para serem apresentados no evento. O projeto Citros, onde trabalham com saúde pública do Parque Conquista no Caju, e conta com pesquisa junto ao CCS para produção de repelentes a partir da Citronela (planta com propriedades repelentes). O projeto Teto Verde, em que a equipe trabalha com implantação de Tetos Verdes de baixo custo no Arará. A tecnologia usada pode diminuir a temperatura das casas em até 10 ºC aliviando as temperaturas extremas do Rio e as ilhas de calor devido ao grande número de construções. Além dos dois, a equipe também levou ao evento o projeto Canoas de Pano, em que a equipe trabalha com o empoderamento feminino através da capacitação de mulheres em corte e costura e criação de uma marca Canoa da Vila, que leva o nome do local onde mulheres hoje produzem e vendem bolsas para aumentar a renda familiar.

A equipe Enactus UFRJ também fez uma homenagem a Gustavo Barud, ex- presidente da equipe e aluno da Poli que faleceu no início deste ano, após uma luta contra o câncer.

25/07/17